quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Cannelés de Bordéus



Vivi os meus primeiros anos em França e ainda tenho muitas recordações, apesar de ser muito pequena. Pensando bem... muitas recordações giram à volta da comida, especialmente dos doces.

Lembro-me bem das festas de aniversário e dos bolos que a minha mãe fazia. Ficavam sempre tão bonitos! Lembro-me tão bem da deliciosa Galette des Rois e da bela coroa dourada que vinha com ela e que eu tanto gostava. Lembro-me dos crepes que se vendiam na rua. A combinação Nutella e banana era a minha preferida. Lembro-me tão bem dos croissants com a sua massa perfeitamente estaladiça... Sim, tenho muitas recordações doces.

Isto tudo para dizer que não me lembro de ter alguma vez experimentado esta especialidade francesa, os cannelés de Bordéus. Como é possível? Vi pela primeira vez estas delícias no blog da Sandra, Marmita e li a receita original da Mimi Thorisson, no blog Manger. O resultado agradou muito e a receita é de fácil preparação.




Adaptado de

Ingredientes: (14 unidades)

500 ml de leite (usei meio-gordo)
120 g de farinha de trigo sem fermento
200 g de açúcar
3 gemas de ovo L
1 vagem de baunilha (cortar longitudinalmente e raspar com o bico de uma faca, de modo a retirar as sementes)
30 g de margarina
45 ml de rum

Preparação:

Num tacho, colocar o leite, a baunilha (sementes e vagem), misturar e levar ao lume.
Assim que começar a fervilhar, retirar do lume, deitar para uma tigela média e deixar arrefecer alguns minutos.
Adicionar à mistura anterior, o açúcar e a farinha, mexendo bem com uma vara de arames, para que não fiquem grumos.
Juntar as gemas, uma a uma, mexendo bem entre cada adição.
Misturar a margarina derretida e depois o rum.
Deixar a arrefecer, tapar com película aderente e levar ao frigorífico por 24 h.
Encher os moldes de silicone próprios para Cannelés até 2/3 da sua capacidade.
Levar ao forno pré-aquecido a 230 ºC durante 5 min e depois, baixar a temperatura para os 180 ºC e deixar cozinhar mais 55-60 min. (deverão estar bem dourados).
Deixar arrefecer  alguns minutos numa grelha e desenformar cuidadosamente os cannelés para não os deformar (vire a forma ao contrário e bata na base).
Colocá-los numa grelha para arrefecerem totalmente.







8 comentários:

  1. Que maravilha,...até deu água na boca,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. São tão bonitos. Devem ser deliciosos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Hummm que delicia de bolinho.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/02/receita-caixa-misterio-1.html

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Muitos parabéns pelos belos trabalhos de se ver e de se comer. Humm! Também, sou amante da pastelaria, de fotos e de outras coisinhas boas.
    Continuação de bons trabalhos
    Muito amor e muita luz
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Silvelita.
      Obrigada pelas palavras gentis. É sempre bom receber elogios!
      Beijinho.

      Eliminar

Deixe aqui os seus comentários e/ou perguntas.
Obrigada pela visita!