terça-feira, 27 de outubro de 2015

Toscatarta (bolo sueco de amêndoa)




Quando publico uma receita aqui no blog, é suposto eu escrever algumas palavras. Pergunto-me algumas vezes, porquê... Honestamente, para mim o mais importante são as fotos que aqui coloco. Quero que as fotografias tenham um efeito sobre quem aqui vem e vos leve a querer confeccionar esta ou aquela receita. As palavras que aqui escrevo parecem-me pouco importantes e confesso que tenho muito pouco jeito para elas... pelo menos para as palavras escritas. Prefiro falar e acreditem que gosto muito de falar, mas quando tenho que me sentar à frente deste computador e escrever um post para o blog, tenho muita dificuldade. 

Não sou tímida, mas sou recatada e não gosto muito de falar sobre mim, muito menos de escrever sobre mim. Desculpem-me pois, se por vezes sou poupada em palavras. Não me interpretem mal... Tenho imensas histórias interessantes, algumas até hilariantes para contar. Falta-me apenas  o jeito para as colocar no "papel".

Este é um blog de alguém que adora comida e que gosta de partilhá-la convosco através da fotografia. Sejam, pois todos muito bem vindos a este meu despretensioso espaço, onde espero que as imagens valham mais que mil palavras. 






Adaptado do livro "Cake", de Rachel Allen



Ingredientes:

150 g de açúcar baunilhado
3 ovos caseiros L
150 g de farinha de trigo sem fermento
1 c. de chá de fermento em pó
75 g de margarina vegetal

(cobertura)
50 g de margarina vegetal
2 c. de chá de farinha
50 g de açúcar
3 c. de sopa de natas
100 g de amêndoa laminada


Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180 ºC.
Bater os ovos com o açúcar até obter uma mistura bem cremosa e espessa.
Juntar a farinha, fermento e margarina derretida e misturar até ficar tudo incorporado.
Deitar numa forma (usei de 20 cm) previamente untada e polvilhada de farinha (ou forrada com papel vegetal).
Levar ao forno durante uns 30 min., altura em que o bolo ainda não estará totalmente cozinhado.
Alguns minutos antes desta primeira fase de cozedura, preparar a cobertura de amêndoa.
Levar ao lume, um pequeno tacho com a margarina e deixar derreter.
Juntar os restantes ingredientes da cobertura e deixar ferver cerca de um minuto.
Cerca de 30 minutos após a cozedura do bolo, retirá-lo do forno e cobrir com o preparado de amêndoa.
Colocar o bolo novamente no forno, aumentando a temperatura para 200 ºC e deixar cozinhar mais 10 min, até a cobertura ficar dourada.
Servir com iogurte grego ou creme fraîche.








13 comentários:

  1. Vi este bolo num programa da Rachel Allen, é parecido com a tarte de amêndoa. Está marcado há muito tempo para fazer mas o dia ainda não surgiu! Se calhar estas tuas fotos são o empurrão que faltava Até porque tenho tudo o que é preciso na despensa! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Sílvia, gostei do teu desabafo :) não te preocupes tenho a mesma dificuldade, não tenho jeito para falar de mim e limito-me a escrever sobre a receita, por vezes bloqueio ao escrever um post...
    O mais importante são as fotos e a receita claro!
    Adorei este bolo, faz lembrar a tarte de amêndoa. As fotos dizem tudo!
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  3. Essa fatia deixou-me com água na boca...que bolo delicioso
    Seria muito bem vindo para o lanche
    Boa semana

    ResponderEliminar
  4. simplesmente magnifico, uma fatia dessas faz qualquer pessoa feliz.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  5. Silvia, também não sou mulher de grandes textos. Há momentos em que inspiração vai surgindo, mas há outros (ultimamente ando assim) eu que nada surge e pareço um papagaio repetitiva. Mas o que vale são as receitas maravilhosas e deliciosas acompanhadas de imagens magnificas. Para quê paragrafos quando temos imagens que valem por mil palavras. Parabéns por este bolinho e por todas as receitas gulosas que partilhas.

    Beijinho grande
    Ana

    ResponderEliminar
  6. Ai que bom!!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Olá Sílvia!!
    Por vezes também me sinto assim olhando a tela do computador e pensando no que escrever...a gente se sente mera coadjuvante em meio às receitas, não é? rsrs Mas é sempre bom ler umas palavrinhas antes da receita, pelo menos eu adoro, é um jeito da gente conhecer um pouquinho de quem está do outro lado da tela!
    Agora, olhando para as fotos dessa torta, quem ficou sem palavras fui eu...rsrs Isso deve ficar divino!!!!
    Beijos e lindo dia pra ti! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderEliminar
  8. Também gosto de ter e ler um texto. É sempre agradável, e gosto de ver nos outros blogs!
    Não conhecia esse bolo, mas realmente está lindo. E as fotos fazem-me querer imenso fazer - objetivo atingido ;)

    ResponderEliminar
  9. Querida o que me chamou atenção no seu blog foram as fotos maravilhosas, com certeza o seu objetivo será alcançado, as fotos são maravilhosas! Quanto aos textos, bem eu sou uma pessoa que gosta muito de ler, mas acho que a maioria das pessoas gostam mais de ver as fotos, por isso não se preocupe. Também tenho blog de receitas e me policio muito antes de escrever um post justamente para que não tenha muito texto e sim mais imagens. Já ouvi dizer que imagem é tudo. Esse bolo parece ser delicioso!! Parabéns!

    www.larcorderosa.wordpress.com

    ResponderEliminar
  10. Hmm, parece uma verdadeira delícia! Adoro bolos com amêndoa :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  11. Silvia, como te entendo!! Sofro do mesmo mal ;)
    Para mim, o mais importante são mesmo as receitas e as fotos que, como tu muito bem o dizes, "as imagens valem por mil palavras".
    Ficou fantástico este teu bolo sueco de amêndoa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Oi Silvia fiz a tinha receita aqui: http://www.dolcementeinventando.com/2015/11/toscatarta-torta-svedese-alle-mandorle.html
    Fica muito boa, obrigada! Ale

    ResponderEliminar
  13. Non sempre servono tante parole, perchè le tue foto davvero sono così belle che sostituiscono ogni parola. Complimenti per le foto e le bellissime ricette

    ResponderEliminar

Deixe aqui os seus comentários e/ou perguntas.
Obrigada pela visita!