É a primeira vez que publico uma receita neste ano de 2016 e, devo confessar, cheguei a pensar que não voltaria a publicar no blog. Há alturas em que nos sentamos e paramos para pensar. Nas coisas que são realmente importantes, nas coisas que fazem sentido, nas coisas que não fazem sentido, naquilo que é prioridade e naquilo que é secundário... e assim tentamos organizar a nossa cabeça e colocar tudo no lugar. Acho que temos sempre a tendência, pelo menos a maioria, de fazer uma espécie de balanço do ano que está no fim e perceber se ele correu minimamente como desejámos e, se não tiver sido esse o caso, onde é que falhámos e o que podemos fazer para que o novo ano corra melhor. Não acredito nessa coisa da sorte ou do azar, mas obviamente que há coisas que acontecem simplesmente porque sim e outras por exclusiva culpa nossa.
Um ano novo é um ano por estrear. Tudo está por acontecer e todos queremos um ano cheio de alegrias. Se vierem dias menos bons, desejamos que, pelo menos, sejam fáceis de ultrapassar. Começamos o ano esperançosos e sonhadores e pedimos 12 desejos na esperança que todos se realizem.
Neste ano, o blog estará mais tranquilo. Não vou deixar de partilhar receitas convosco, mas vou fazê-lo a meu ritmo. Senti uma espécie de "obrigação" em publicar semanalmente uma receita nova, apesar do pouco tempo disponível e, quando as coisas não corriam como eu desejava, sentia-me muito frustrada. Ora, esse não era de modo algum, o espírito com que comecei este blog. O blog não poderia nunca ser uma fonte de frustração... isso não fazia sentido. Por isso, vou continuar a partilhar receitas sem pressas ou correrias, sem stresses ou obrigações, mas só porque me apetece... só porque sim... só porque faz sentido.
Feliz 2016.
Ingredientes: (cerca de 20 rolls)
300 g de farinha de trigo sem fermento
120 ml de leite morno
9 g de fermento padeiro granulado
50 g de margarina derretida
1 ovo caseiro L
1 c. de sopa de açúcar
120 ml de leite morno
9 g de fermento padeiro granulado
50 g de margarina derretida
1 ovo caseiro L
1 c. de sopa de açúcar
(recheio)
50 g de arandos secos picados grosseiramente
raspa de 1 laranja
50 g de margarina amolecida
3 c. de sopa de açúcar
3 c. de sopa de açúcar
Preparação:
Misturar o leite com o fermento, o açúcar, a margarina e o ovo. Deixar repousar por 10 min.
Juntar este preparado à farinha, misturar tudo e amassar. Se quiser poderá fazer este passo na máquina de fazer pão, no programa de Massas.
Formar uma bola com a massa, colocá-la num recipiente de vidro untado e tapar com película aderente.
Deixar levedar cerca de 1 hora.
Juntar este preparado à farinha, misturar tudo e amassar. Se quiser poderá fazer este passo na máquina de fazer pão, no programa de Massas.
Formar uma bola com a massa, colocá-la num recipiente de vidro untado e tapar com película aderente.
Deixar levedar cerca de 1 hora.
Untar formas para muffins e reservar.
Para preparar o recheio, bater a margarina com o açúcar e a raspa de laranja. Reservar.Polvilhar a bancada com farinha e estender a massa para formar um rectângulo com cerca de 1 cm de espessura).Cobrir com o recheio preparado e os arandos.
Enrolar, cuidadosamente, pela parte mais comprida e depois cortar o rolo em fatias de cerca de 5 cm.
Colocar cada rolinho dentro das formas preparadas.
Deixar levedar cerca de 30 min.
Levar ao forno a 170 º durante cerca de 20 min.
Em dia de furacão sabia muito bem um rolinho desses! Beijinhos
ResponderEliminarLindos, perfeitos e bem ao meu gosto.
ResponderEliminarAdorei e já me servia
Bom fim de semana
they look great...thanks for sharing the recipe
ResponderEliminarkisses
Que fotos lindas! Bom ano. Concordo contigo. Quando não consigo publicar também fico frustrada e às vezes já só fazia qualquer coisa ou publicava a correr e não é isso que se quer.
ResponderEliminarQue lindos, devem ser uma delícia :) Quero ver se faço, um dia destes :) Bjinhos e bom fds!
ResponderEliminarBom ano, gosto muito das suas receitas, obrigada por não dessistir do Blog. Beijinhos
ResponderEliminarConcordo contigo plenamente, linda. O blog andava a absorver-me demais. E um blog carregado de frustaçõs não faz mesmo sentido nenhum... Já comecei mesmo a abrandar. Ainda só fiz uma publicação este ano, porque o tempo e as prioridades assim o ditaram. Em breve sairá mais qualquer coisa 😊
ResponderEliminarQuanto aos teus rolinhos... Que dizer? Perfeitos, bem ao teu jeitinho ❤️
Montes de beijinhos e muitos xis apertadinhos, linda
C
Também concordo que estar no blogue tem de ser sem pressões!
ResponderEliminarAdoro ver as suas receitas com as fotografias com tão bom gosto.Parabéns e um Bom Ano.
Hummm já comia um.
ResponderEliminarBeijinhos e bom domingo,
Clarinha
http://www.receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/01/molotoff-de-capuccino.html
Fiquei com uma dúvida em relação à execução. Se se amassar na máquina de fazer pão o tempo que leveda na máquina conta ou volta-se a pôr uma hora a levedar depois de retirar a massa da máquina? Agradeço a ajuda. Estou mesmo interessada em fazer estes rolinhos.
ResponderEliminarGraça
Olá, Graça. Eu só uso a máquina do pão para amassar... não deixo a massa levedar dentro da máquina. Prefiro levedar fora, mas se quiser pode amassar e deixar a massa levedar ma máquina (deixe correr o programa inteiro). Portanto só leveda uma vez.
EliminarEspero ter ajudado.
Boa noite Sílvia, fiquei esclarecida. Muito obrigada. Da próxima vez farei como diz. Já testei a receita e gostei muito destes rolinhos. São muito saborosos.
EliminarPercebo essa obrigação de publicar, e sinceramente tendo menos tempo é a primeira coisa a ir. Acho que a decisão é boa, publica ao teu ritmo que nós esperamos :)
ResponderEliminarAinda por cima as receitas compensam em qualidade, não fosse essa o perfeito exemplo! Esses rolinhos estão perfeitos :)
Têm tão bom aspecto estes rolinhos!!! Devem ser bem deliciosos.. Que bom!!!
ResponderEliminarBjinhos!!!
Tânia Tiago
Bimby & Sabores da Vida