sábado, 19 de março de 2016

Brown Sugar Shortbread




Hoje celebra-se o Dia do Pai. Não quis pois, deixar de o assinalar com algo doce, simples, sem complicações e tão fácil de fazer que os mais pequenos podem ajudar!

O livro "Baking" do Food 52 tem receitas deliciosas e rápidas de fazer, por isso recorri a ele quando, hoje de manhã, quis confeccionar algo doce para este dia especial. Durante a semana, com o trabalho a preencher a maior parte do meu dia, por vezes torna-se difícil eu planear o que fazer no fim de semana, em termos culinários. Bem sei que tenho que aprender a gerir melhor o meu tempo...mas isso é outra guerra. Hoje, como o tempo era curto, pois tinha o almoço para preparar, esta receita pareceu-me perfeita e os miúdos participaram.

De textura crocante que se desfaz na boca, este Shortbread é óptimo para acompanhar um café ou chá.  Espero que o meu pai goste!









Adaptado do livro "Baking" de Food 52



Ingredientes:

110 g de margarina à temp. ambiente
50 g de açúcar amarelo
160 g de farinha de trigo sem fermento

Preparação:

Untar uma forma de 20 cm de diâmetro. Reservar.
Misturar bem a margarina com o açúcar com uma colher de pau, mexendo energicamente.
Incorporar a farinha.
Colocar a massa na forma preparada e com os dedos, calcar a massa para que fique da mesma espessura.
Picar a massa com um garfo (atravessando toda a massa).
Com uma faca afiada cortar a massa em 16 triângulos.
Levar ao frio por 20 min.
Levar ao forno pré-aquecido a 170 ºC durante 30 min, até o biscoito começar a ganhar cor.
Assim que retirar do forno, corte o shortbread ainda na forma.
Deixar arrefecer na forma antes de separar os triângulos.






17 comentários:

  1. Excelente aspecto ;)....
    Tenho um passatempo a decorrer no meu blog , participa :).....
    Beijocas

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Raramente faço! Agora apeteceu-me! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Super simples de fazer e tão bons, adoro!

    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
  4. É tão simples! E soa mesmo bem, a um daqueles doces que facilmente se tornam recorrentes devido a inúmeros pedidos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida Avelã.
      Realmente este delicioso shortbread é tão rápido de fazer... que facilmente vai ser feito inúmeras vezes cá por casa.
      Beijinho

      Eliminar
  5. Tem mesmo aspecto estaladiço e delicioso. Adorei!!
    Beijinhos!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Silvia, este Shortbread está marcado desde que recebi o livro, para além de ser fantástico este livro tem umas receitas...
    Mas quando vi este teu shortbread fiquei logo com vontade de ser a primeira receita a experimentar. Simples e super prática. Tem mesmo aquele arzinho que me agrada, acompanhado de um café deve ser divinal.
    Beijinho grande
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana.
      Sim, combina perfeitamente com uma bela chávena de café!
      O livro é óptimo e tem receitas tentadoras!
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Olá Silvia,
    Sabes que sou apaixonada por este livro, mas apesar do nº elevado de marcações ainda não consegui fazer nenhuma receita...
    Este shortbread tem excelente aspecto e não duvido que seja uma maravilha. Ficou uma perfeição.

    Bjinhos e Boa Páscoa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida Susana!
      O livro tem tanta coisa boa que é difícil escolher.
      Obrigada pela visita e boa Páscoa!

      Eliminar

Deixe aqui os seus comentários e/ou perguntas.
Obrigada pela visita!