quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Bolo de mousse de chocolate




Adoro chocolate! 
Quando vi esta receita da Donna Hay (no programa Fast Fresh and Simple, no 24 Kitchen) fiquei rendida pela sua simplicidade e anotei no meu caderno de receitas.
Imaginem uma mousse de chocolate intenso que se transforma em bolo...É assim que eu defino este bolo.
A gula não me impediu de o degustar com uma boa porção de queijo batido com molho de framboesas...
Impossível de se resistir...!









Ingredientes:

(nota: 1 chávena =250 ml)

2 tabletes de chocolate (2x 200 g) com 70% de cacau 
125 g de margarina vegetal
1 chávena de açúcar amarelo
1/4 de chávena de farinha sem fermento 
1 chávena de miolo de amêndoa moído
30 ml de leite
5 ovos

(para servir)
queijo fresco (tipo Philadelphia) batido adoçado com açúcar em pó
framboesas -levar ao lume com um pouco de açúcar e cozinhar o suficiente para se desfazerem, deixar arrefecer e misturar levemente ao queijo na altura de servir.


Preparação:

Em banho-maria, derreter o chocolate com a margarina, tendo o cuidado de impedir que o recipiente utilizado toque na água.
Forrar uma forma com fundo amovível com papel vegetal (fundo e lados).
Depois de derretido, acrescentar o açúcar ao chocolate e misturar bem.
Juntar a farinha, a amêndoa e mexer bem.
Adicionar o leite e os ovos, um a um, mexendo bem entre cada adição.
Deitar a massa na forma e cobrir a mesma com uma folha de papel de alunínio, evitando assim que durante a cozedura, o bolo seque e forme crosta por cima.
Vai ao forno a 170 ºC durante cerca de 50-55 min.
Deixar arrefecer um pouco e levar ao frio por 2 h.
Desenformar e servir com o queijofresco batido misturado com o molho de framboesas.
Quando cortar as fatias, usar uma faca aquecida para conseguir uma fatia perfeita!


Serve 12 fatias
prato (sobremesa, bolo)
tempo de preparação (30 min.)
dificuldade (* fácil)
vegetariano (não)
para crianças (sim)
ingrediente principal (chocolate)






















41 comentários:

  1. Ainda me vais explicar como consegues escrever no teu livrinho com a Donna Hay à frente! Eu nao consigo!! Eu tenho que olhar bem para o que ela faz e aponto sem olhar para o que escrevo!!
    Agora posso olhar aqui e imaginar.... Como se pode ser tao gulosa e provocadora, menina Silvia!!
    O bolo está estupendo, mas esse creme de queijo naquele pedacinho, mata-me!!! Um dia destes tenho um enfarto so de ver as tuas receitas!
    Beijinhos,
    Mena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou super rápida a escrever...mas, ok...confesso que a minha box dá para gravar...pelo que posso parar e recuar as vezes que forem necessárias! ;)
      O bolo ficou mesmo bom...não te digo as vezes que passava os olhos por ele...e lá roubava uma fatia...fininha...
      Foi-se num instante!
      Beijinhos e obrigada!

      Eliminar
  2. Concordo com a Mena, Silvia! O bolo está está magnífico, mas aquele creme de queijo a acompanhar é um verdadeiro desafio e tentação à mais pura das gulas. Que bem que deve saber. O interior do bolo está com um aspecto de babar e meter a colher que eu nem te conto. Muito bom, mesmo. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um bolo para quem aprecia, ou melhor, adora, chocolate! É intenso...na receita original, a Donna Hay polvilha o bolo com cacau em pó...mas eu optei por este acompanhamento...bem mais ao meu gosto.
      Beijinhos e obrigada

      Eliminar
  3. Um bolo mesmo ao meu gosto,o interior esta uma tentação e com esse creme ficou mais que perfeito.
    Adorei
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Ai que maravilha! Também quero! :)

    ResponderEliminar
  5. bom, que delícias! acho que também apanhei esse programa e lembro-me de ter ficado vidrada na receita...

    já viste os dois passatempos a decorrer no meu blogue:

    http://limited-edition-since2012.blogspot.pt/2013/10/giveaway-frozz-e-limited-edition.html

    http://limited-edition-since2012.blogspot.pt/2013/10/passatempo-herdade-do-gamoal-e-limited.html

    ResponderEliminar
  6. Olá Sílvia!
    Que visão maravilhosa e que perfeição... fiquei rendida a esta especialidade e toda a envolvência e beleza da apresentação deste bolo de mousse de chocolate. E o creme deve ser delicioso. Parabéns Sílvia, vou leva-lo comigo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Rosa!
      Obrigada pela simpatia...a receita é óptima. O bolo fica mesmo bom.
      Beijinhos

      Eliminar
  7. OMG, que bolo tão guloso!! Adorei :)É tão rico em chocolate, mesmo ao meu gosto! Uma receita maravilhosa e umas fotos lindíssimas :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Bem, isto é que é um belo de um atentado à gula! Que coisa fantástica! Eu sou uma "chocolatódependente" por isso, isto assenta-me muito bem!!!
    Adorei!
    O acompanhamento, outra tentação!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão...só o acompanhamento, faz uma sobremesa!
      Beijinho, Rute

      Eliminar
  9. Uiiiiiiiiiiiiii que poderoso!!!!!! adoro chocolate e este bolo é pura tentação vou já apontar.
    Beijocas doces.

    ResponderEliminar
  10. Está maravilhoso!!! Quantas gramas de chocolate vai no total? Bjs!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Usei 2 tabletes de 200 g cada. É mesmo intenso! Já coloquei a informação no blog.
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Isto não se faz!!! agora estou cheia de vontade de comer uma fatia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já não há, Ana. Mas vou repetir a receita...adorei o bolo!
      Beijinhos

      Eliminar
  12. Que bolo fantástico!!! Há meses que ando a tentar encontrar a receita perfeita de um bolo de chocolate tipo mousse e, apesar de já ter conseguido chegar a umas duas soluções muito boas, não vou deixar de experimentar este.:)

    Beijinhos,
    Olivia

    omundopelaboca.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Oh Silvia!
    Quem ficou rendida a este bolinho de mousse de chocolate fui eu. Que lindo!
    Dá mesmo vontade de comer uma fatia.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Esta receia é divina e o aspecto é super apetitoso!!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  15. Adoro, uma delícia !!!!!!!!!
    Bjs

    www.receitasselecionadas.com

    ResponderEliminar
  16. Eu comia já, adoro as receitas da Donna!
    E ficou mesmo bom para os amantes de chooclate como eu :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela tem de facto, receitas óptimas e simples de elaborar.
      Obrigada, Inês
      Beijinhos

      Eliminar
  17. Obrigada, Aurea.
    Vou espreitar o desafio.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  18. Que bolo delicioso! Também já o tinha visto e ficado de olho nele!
    Excelente!
    Bjs

    ResponderEliminar
  19. Fiquei a salivar. Deve estar TÃO saboroso.

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar
  20. A mi apetece, obrigada :)
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  22. Que delicioso bolo de chocolate, humido tal como gosto uma receita que vou já guardar e irei fazer, terei que ver se retiro é a manteiga:)

    Achas que fará diferença querida? Talvez usar óleo de coco

    Beijinho grande

    http://prazeressaudaveis.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Deixe aqui os seus comentários e/ou perguntas.
Obrigada pela visita!