terça-feira, 1 de outubro de 2013

Fritatta de legumes com queijo de cabra





Chegou mais um mês e neste primeiro de Outubro chega também mais um desafio "Dia Um ...Na Cozinha". 
Este evento acontece ao primeiro dia de cada mês e há sempre um desafio diferente lançado ao grupo.
A ideia foi da Isabel Figueiredo (do blog "Emoções às colheradas").
Quem quiser e partilhar, como todos nós, o prazer pela cozinha, pode juntar-se ao grupo “Dia Um… Na Cozinha”, em https://www.facebook.com/groups/181929905314399/ (página do facebook).

Este mês, o tema escolhida foi "Fritattas de legumes". Um tema para dar as boas vindas ao Outono que já se fez anunciar. Por isso, apresento-vos a a minha fritatta!
Inspirei-me numa receita do  Jamie Oliver ("Refeições em 15 minutos") e adaptei-a, utilizando mais legumes e outro tipo de queijo...enfim, fiz a minha versão.
Ficou deliciosa. 
Aromatizei a fritatta com hortelã e tomilho e acrescentei o pimento chili , para dar um leve picante. A doçura dos legumes cozinhados complementou-se com o sabor forte do queijo de cabra e a cor intensa de um amarelo que lembra o sol, só seria possível com ovos caseiros!
Para acompanhamento, fiz pão Naan e uma salada.





Ingredientes:

1 courgette média ralada
1 cenoura média ralada
alho francês às rodelas finas (equivalente à courgette, em termos de tamanho)
1/2 pimento chili vermelho (retirei as sementes)
4 raminhos de tomilho fresco
6 folhas pequenas de hortelã 
6 ovos
sal fino q.b.
queijo de cabra q.b.


Preparação:

Ralar os legumes e retirar o excesso de água (sobretudo da courgette).
Numa frigideira anti-aderente e que possa ir ao forno, colocar um fio generoso de azeite e saltear a courgette, a cenoura e o alho francês.
Bater os ovos e acrescentar a hortelã picada e as folhas de tomilho.
Temperar com pouco sal.
Deitar a mistura dos ovos sobre a frigideira.
Acrescentar pedaços de queijo cabra e o chili cortado em rodelas.
Deixar cozinhar breves minutos na frigideira e depois levar a mesma ao forno bem quente (200 ºC), debaixo da grelha até dourar (cerca de 7-8 minutos).













63 comentários:

  1. Do outro mundo! Que rico aspecto. Deve ser tão boa... Já me estou a babar :)

    Beijinhos
    Sofia
    http://paladarescompanhia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Estou encantada com as fotos do teu blog!!! Estão divinais! Tem tudo um aspecto delicioso! Já te estou a seguir...como é que eu andava a perder isto?!

    Beijinhos e uma excelente semana,
    http://madamexicaras.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Olá Silvia,ficou muito linda e super apetitosa sua frittata, parabéns pela participação!! Obrigada pela sua visita ao meu blog, adorei o seu cantinho e já a estou seguindo, assim posso acompanhar as novidades !!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. olha que fritatta deliciosa... ficou com uma cor linda e o queijo de cabra... irresistível!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito da mistura das ervas aromáticas. Adoro hortelã :) E ficou linda.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A hortelã deu uma frescura à fritatta...experimenta!
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Oh Silvia...
    Mas que coisa tão boa esta que trazes à nossa conteplação !
    A tua fritatta está linda, colorida e alegra este dia cinzento de Outubro !
    Adorei os ingredientes que usaste, já me chega o seu aroma e já comia uma fatia bem generosa !
    Obrigada pela participação neste projecto ! :)

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, eu por me terem convidado!
      Venham mais desafios!
      Beijinho, Isabel

      Eliminar
  7. Que linda! E essas fitas vermelhas de chili na frittata ficam lindas! beijinhos :)

    ResponderEliminar
  8. Olá Sílvia,

    que apresentação e cor fantástica tem esta tua sugestão, uma adorável e deliciosa combinação de sabores, adorei, bem tentadora.

    Beijihnos

    ResponderEliminar
  9. Apetitosa,gostei dos ingredientes usados, a hortelã deve dar-lhe um toque divinal, e dava uma dentada na fatia da ultima foto .Bjs

    ResponderEliminar
  10. que blogue lindo!!! não é só a frittata!! :)

    ResponderEliminar
  11. Aqui está mais uma sugestão para o meu lanche, com aquele queijinho e o belo sabor da hortelã ;)
    http://asreceitasdoselminho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Olá Sílvia, preparou mt bem a sua frittata! Ficou linda e certamente deliciosa!
    Bjs ♥
    www.viveraprendendo.com

    ResponderEliminar
  13. Que frittata tão bonita, ficou com um aspecto fantástico! E com o queijo de cabra ficou de babar :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  14. Olá Silvia: uma bela participação com esta linda frittata.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  15. Que bela frittata e que fotos apetitosas.
    Já tinha visto no grupo e tive de vir aqui comentar :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  16. Oh adorei esta frittata! Tem todos os ingredientes para ser muito saborosa.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  17. O facto de teres utilizado queijo de cabra na tua fritatta para mim só tem a ganhar, pois adoro. Pergunta para ti: E conseguiste fazer a receita em 15 minutos?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficou bem saborosa. Quanto à tua pergunta...com a preparação das coisas até estar tudo pronto para ir à mesa, passei dos 15 minutos...Tenho que treinar mais! :)
      Beijinhos, Cacahuete

      Eliminar
  18. Com essa combinação de ingredientes, deve estar uma frittata tão saborosa. A côr ficou linda. E esse pãozinho a acompanhar, uma maravilha.

    Bjs.
    Paula

    ResponderEliminar
  19. Querida Sílvia!
    Que sucesso de fritatta, ficou maravilhosa e as fotos retratam bem essa qualidade.
    Muito linda e saborosa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Ficou lindíssima a sua frittata. Adorei os ingredientes. BEIJOCAS

    ResponderEliminar
  21. Silvia, a tua frittata ficou lindissima!! A cor desses ovos mata-me de inveja :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho que agradecer à minha sogra...e às galinhas dela! ;)
      Beijinho

      Eliminar
  22. Um encanto com combinações perfeitas de sabor!
    beijinhos
    Lúcia

    ResponderEliminar
  23. Olá Silvia! Finalmente consegui vir comentar a tua frittata. E palavras para quê, as imagens falam por si. Ficou com um aspecto divinal e a combinação de sabores deve ser fantástica. Simplesmente 5 estrelas, uma excelente participação no desfile de fritttatas. ;)
    Beijinho.

    Célio

    ResponderEliminar
  24. Gostei da tua Frittata o queijo cabra confere-lhe um toque divinal :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  25. Adorei a tua frittata!
    Os ingredientes são fantásticos e as fotos estão mesmo giras :)
    Não conhecia o blog! Gostei muito!
    Voltarei mais vezes!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  26. Gosto, gosto e requetegosto!!!
    A receita até pode ter sido inspirada no Jamie, que eu pessoalmente adoro, mas as maozinhas sao tuas!! O toque mágico é teu e ate lhe sinto o saborzinho esse picante que dizes!
    E o queijinho de cabra é o acabamento perfeito!!
    Outra coisa menina Silvia, agora ja sei porque a minha Siberia está cinzentinha.... Ficaste aqui com o Sol!!
    Obrigado por participares!
    Um beijinho,
    Mena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mena, obrigada pelas palavras sempre cheias de simpatia. Já sabes que podes contar sempre comigo ao primeiro dia de cada mês! Venha mais desafios.
      Beijo

      Eliminar
  27. Uau! Adoro descobrir blogs que me fazem perder no tempo! Descobri o seu agorinha e vou ficar por cá...
    A fritatta ficou com excelente aspecto! Ficou a apetecer-me para o jantar... Adorei os ingredientes!
    Beijinhos e até já!

    ResponderEliminar
  28. Olá Sílvia
    Que frittata tão bonita e colorida, com ingredientes fantasticos, adorei, alías só esse queijo de cabra vale tudo :-)
    Beijokas

    ResponderEliminar
  29. Essa fritatta deve estar deliciosa e com esse queijo melhor ainda :)
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderEliminar

Deixe aqui os seus comentários e/ou perguntas.
Obrigada pela visita!