quinta-feira, 12 de maio de 2016

Muffins de Limão com crumble





É engraçado com o nosso estado de espírito influencia tudo o que fazemos. No meu caso, cozinhar de mau humor, produz resultados desastrosos!
Aconteceu com esta receita, na primeira vez que a testei. Correu tremendamente mal e acabou tudo no caixote do lixo e comigo a barafustar e a perguntar-me "o que é que eu fiz de errado?!".

Resolvi voltar a fazer esta receita, porque a ideia de fazer uns queques de limão com uma cobertura de crumble crocante, parecia-me muito bem e perfeita para um dia horrível de chuva. Em boa hora os fiz, pois ficaram deliciosos e desapareceram num instante! 

Porque é que a receita resultou desta vez? Acredito que o estado de espírito tenha influenciado o resultado, ainda que tenha feito uma ou outra alteração à receita original... Portanto, lição aprendida. Cozinhar de mau humor dá mau resultado.






Receita do livro "Cake" da Rachel Allen




Ingredientes:

150 g de margarina amolecida
180 g de açúcar amarelo
4 ovos caseiros
200 g de farinha de trigo com fermento
sumo de 1 limão

(crumble)
50 g de farinha
50 g de açúcar amarelo
raspa de 1 limão
50 g de margarina fria
50 g de flocos de aveia

Preparação:

Untar e polvilhar de farinha um tabuleiro de queques ou formas individuais.
Para o crumble, misturar a farinha com o açúcar e raspa de limão.
Adicionar a margarina fria cortada em pequenos cubos e com os dedos, incorporá-la na mistura de farinha até obter um preparado semelhante a migalhas.
Juntar a aveia e misturar. Se a mistura estiver pouco solta, juntar um pouco mais de farinha e açúcar. Reservar o crumble.
Bater a margarina com uma batedeira até ficar cremosa.
Adicionar o açúcar e bater a mistura até incorporar bem.
Juntar os ovos, um de cada vez, batendo bem entre cada adição.
Acrescentar a farinha e depois o sumo de limão, misturando tudo delicadamente.
Encher as formas de queques e polvilhar cada um deles com o crumble preparado.
Levar ao forno pré-aquecido a 180 ºC,durante 30-40 min., altura em que os queques deverão estar dourados e com o crumble estaladiço.








19 comentários:

  1. Tão simples mas tão bonitos! Estou rendida!

    Quanto a cozinhar de mau humor... Acho que é precisamente quando estou estou assim que mais gosto de ir para cozinha, sozinha, sem ninguém a incomodar-me! Pode não sair perfeito, mas deixa-me sempre um pouco mais feliz!

    beijinho
    Ana
    https://cookiesandfriends.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  2. Acredito que todas as pessoas sofram do mesmo problema, mas no meu caso a cozinha é terapêutica, ajuda a curar a rabugice :)
    Ainda bem que insististe nesta receita, ficaram com um aspecto delicioso.
    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É engraçado como as pessoas são tão diferentes em situações semelhantes. Quando faço as coisas com vontade e com amor as coisas saem sempre bem... mas quando estou zangada com a vida, nem a cozinha me altera o humor e nota-se no resultado final...
      Obrigada pela visita!

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Tontice mimha, Maria Sá. Já actualizei a receita!
      Beijinho

      Eliminar
  4. Hmm que aroma, quase se sente aqui! Esse crumble é top. Kiss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sandra!
      Acho que ias gostar destes muffins! São mesmo aromáticos e deliciosos!
      Beijinho grande!

      Eliminar
  5. Esse crumble dá aí um toque fantástico!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto de diferentes texturas num bolo e este crumble dá um crocante delicioso!

      Eliminar
  6. Hummm... Devem ser óptimos Sílvia. Adorei a ideia. :)
    Bjinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Que cor linda e fofinhos!
    Adoro com o crumble e tudo com limão sabe tão bem.
    Eu se vou de mau humor cozinhar, acabo sempre por me animar e fico logo de bom humor!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, Inês... se eu estiver chateada, nem a cozinha muda o meu humor!
      Obrigada por teres passado por aqui. É sempre bom receber a tua visita!
      Beijo

      Eliminar
  8. Bem lindos! Apetece fazê-los em breve :) Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
  9. É pena, porque caso uma pessoa esteja de mau humor esses queques são remédio santo :D Talvez seja possível fazer um intervalo do mau humor para fazê-los e depois, comendo-os, anulá-lo por completo e até compensar o intervalo, não? :P Ficaram tão apetitosos :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida Avelã.
      Ficaram mesmo muito bons! Experimenta que vais gostar!
      Beijo grande!

      Eliminar

Deixe aqui os seus comentários e/ou perguntas.
Obrigada pela visita!