sábado, 30 de dezembro de 2017

Bundt Cake de Laranja e Arandos / Orange and Cranberry Bundt Cake



O Natal já passou e estamos todos agora a pensar na festa de fim de ano. O ano de 2017 já era e todos ansiamos por um ano novo que nos traga saúde, felicidade e muitos motivos para sorrir.

Apesar desta ser uma época mais nostálgica para mim (é estranho porque é uma nostalgia que não consigo entender nem explicar, mas é algo que sinto fisicamente...), não costumo fazer balanços nem pensar muito no que fiz ou deixei de fazer. Boas ou más, as decisões que fui tomando ao longo do ano trouxeram-me até aqui, hoje. Espero apenas, que em 2018 tenha a capacidade de tomar as melhores decisões e, quando isso não acontecer, que tenha a humildade de aprender com as más. 

Não queria acabar o ano sem vos deixar uma última receita. Simples, doce e tão fácil de confeccionar.
Há algo de festivo nesta combinação da laranja com os arandos e o glacé dá uma ar de graça a este bolo delicioso.

A todos os seguidores e visitantes do blog, desejo um Ano Novo feliz. 




terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Rolinhos de Açafrão e Canela/ Saffron & Cinnamon Rolls



Por aqui a azáfama é muita... faltam embrulhar os últimos presentes, fazer as últimas compras para a ceia de Natal, tratar dos preparativos para mesa ficar bem bonita e elegante (marcadores, menu, centro de mesa, escolher a toalha...), decidir as sobremesas e doces que vão fazer parte a Consoada... enfim, ainda há muito trabalho a fazer e o tempo é  curto.  Fica o conforto de saber que, este ano, a consoada é num domingo,  o que me dá mais umas horas de avanço para preparar tudo.

Gosto desta época do ano e poderei dizer que sou "Natalaholic" (acabei de inventar uma palavra!), que é o mesmo que confessar que sou doente pelo Natal. Sou pior que os meus filhos! Sim, gosto de colocar música natalícia durante esta quadra (de forma, talvez, um pouco exaustiva!). Sim, quando estou em casa tenho sempre as luzes da árvore de Natal ligadas (espanta-me que chegue a casa à noite, depois do trabalho e que os meus filhos, que chegam bem mais cedo que eu, não se tenham lembrado de as ligar!). Sim, faço questão de ir a Lisboa ver as decorações natalícias na zona da Baixa (eu sei...são apenas luzes e é um desperdício de energia!). Sim, perco imenso tempo a embrulhar os presentes e dou-lhes sempre um toque pessoal (e depois tudo será rasgado e terá como fim o caixote do lixo!). Sim, penso no menu da Consoada com muita dedicação e tendo a exagerar na oferta (acabando por sobrar imensa comida...se bem que nada vai para o lixo!). Sim, gosto de acolher a família nesta noite e faço os possíveis para que se sintam confortáveis e, sobretudo, felizes. As conversas, as gargalhadas, as histórias, as discussões (saudáveis) sobre este ou outro assunto da actualidade... tudo à volta de uma mesa carregada de coisas boas e de boa energia. Por isto tudo, e muito mais, adoro o Natal.

Esta receita que trago hoje será, provavelmente, a última que partilho antes do Natal. Escolhi estes bolinhos por serem leves, perfumados e tão saborosos que o difícil será comer apenas um. Bem sei que não fazem parte dos nossos doces tradicionais de Natal, mas não faz mal nenhum quebrarmos a tradição, não acham?

Feliz Natal a todos!





terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Bundt de Tangerina (Tangerine Bundt)




Por esta altura, cheira a filhós, sonhos e rabanadas por todo o lado, mas apesar de adorar muitos destes doces natalícios, por vezes o que apetece mesmo comer é um simples bolinho. 

Quem não gosta de bolo de laranja? Ou de limão? Ou, porque não, de tangerina? Com tantas tangerinas por casa, a escolha tornou-se fácil... 

Este bolo é bem simples de confeccionar e tem um aroma irresistível. Garanto que uma fatia bem generosa juntamente com uma reconfortante chávena de chá fazem milagres!

A forma que utilizei é da Nordic Ware e o modelo chama-se Kugelhopf. Se quiserem saber mais sobre estas formas maravilhosas, passem pelo site da Loja Tarte de Limão.