terça-feira, 26 de novembro de 2013

Rolinhos de Nutella






Nutella...Quem não gosta?! Eu, simplesmente adoro!
Faz-me lembrar a minha infância...sim, porque eu já conheço esta especialidade há muitos anos...ainda cá não era comercializada.
Num daqueles dias em que temos vontade de comer algo doce, lembrei-me dos Rolinhos de Canela que fiz há pouco tempo. Como não queria repetir a receita, decidi alterar o recheio e usar Nutella e avelãs.
Se gostam de Nutella vão, com toda a certeza, adorar estes bolinhos.
Aprovadíssimo! Delicioso!
















Ingredientes:

(massa)
1 ovo
40 g de margarina
1 c. de sopa de açúcar
120 ml de leite
1c. de chá de aroma de baunilha
300 g de farinha sem fermento
2 c. de chá de fermento padeiro granulado

(recheio)
Nutella q.b
40 g de avelãs (tostadas e depois moídas)


Preparação:

Com máquina de fazer pão
Na cuba da máquina colocar o leite morno, o açúcar, a baunilha e a margarina amolecida.
Adicionar o ovo ligeiramente batido, a farinha e o fermento.
Programar a máquina para Massas (programa que amassa e deixa levedar).


Método tradicional
Colocar a farinha e o fermento num recipiente e abrir uma cova no meio.
Deitar o leite morno (já com o açúcar, o fermento e a margarina derretida) e o ovo ligeiramente batido.
Ir misturando todos os ingredientes e amassar cerca de 10 minutos.
Deixar levedar até dobrar de tamanho (cerca de 1 hora) em local quente e sem correntes de ar.


Amassar um pouco e estender a massa com um rolo dando-lhe uma forma rectangular (cerca de 35x45cm).
Cobrir generosamente toda a massa com Nutella, usando as costas de uma colher ou uma espátula.
Deitar por cima a avelã moída.
Enrolar pela parte mais comprida, formando assim um rolo.
Dividir o rolo em cerca de 10 rodelas iguais e dispôr num recipiente para ir ao forno.
Deixar levedar cerca de meia hora.
Pincelar com leite e levar ao forno a 180 ºC durante 25 min, altura em que os bolinhos deverão estar douradinhos e cozidos.





















41 comentários:

  1. Qué delicia!!! Seus rolinhos ficaram maravilhosos!!!! Uma receita maravilhosa e umas fotos magnificas!
    Tenho mesmo de experimentar esta receita!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Fani.
      Obrigada pelo simpático comentário e pela visita!
      Beijinhos...se experimentares quero saber!

      Eliminar
  2. Cá em casa adoramos estes rolinhos e os de nutela são os mais apreciados
    Ficaram lindos e com um apeto saboroso.
    As fotos apelam a todos os meus sentidos e a gula fala mais alto :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou gulosa e gosto muito de Nutella...acho que nada se lhe compara em termos de sabor (nem tulicremes nem cola-cau) e estes bolinhos são uma delícia!
      Obrigada pela simpatia, Isabel
      Beijinho grande

      Eliminar
  3. E depois a gulosa sou eu, porque ponho nutella num pão!!!
    Oh menina Silvia, isto é la coisa que se faça?? Pois acho que sim e que continues sempre a provocar a minha gula, com receitas tao boas e fotos maravilhosas!!
    Sim, nao tenho comentado muito, mas eu tenho visto o que tens feito e tenho que dar-te os parabéns pelo teu trabalho!!!
    Um dia chego aqui e ja nao conheço a casa!!! :))
    Beijinhos,
    Mena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Mena. Nem sabes como é bom receber a tua visita aqui no meu cantinho!
      Fico feliz por me teres visitado e deixado um comentário.
      Sabes como é...isto de ter um blog é um vício...não só tenho o vício de cozinhar como tenho gostado cada vez mais da parte da fotografia. Tento melhorar.
      Beijinho grande, menina Mena.

      Eliminar
  4. Já fiz uns parecidos,ficaram tão bons,
    Os teus ficaram lindos e com certeza que uma delicia
    Bj

    ResponderEliminar
  5. Que rolinhos tão gulosos!!! Adorei, sou fã de Nutella e não resisto a bolinhos com ela :)
    Vou guardar a receita para fazer mais tarde :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Bem.... e o que eu dava por um desses agora!! Bjinhos e parabéns pela bela escolha de receita!

    ResponderEliminar
  7. fiquei com água na boca, achas que consegues mandar um para este lado? :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, Ana...Enviava-te com prazer...mas já não há. A próxima vez que fizer envio-te Expresso CTT! ;)
      Beijinho e obrigada pela tua visita!

      Eliminar
  8. Ai, ai, ai, que tormenta... poder olhar e não poder comer!
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-aniversario.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/crumble-de-marmelo-com-aveia-e-nozes.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que pôr as mãos na massa...não te vais arrepender!
      Beijinhos, Susana e obrigada

      Eliminar
  9. Que maravilha e que lindos e perfeitos ficaram!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  10. Saiu na minha cozinha algo parecido há uns dias, e posso assinar por baixo: Fica perfeito!!!
    Que lindo aspecto :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Xana...estes bolinhos são maravilhosos! Uma gulodice!
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Ficaram mesmo lindos e o recheio já se sabe que é bem guloso, uma delicia mesmo, e tão bem apresentados nestas fotos tão bonitas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Sandra.
      Um beijinho grande e obrigada por teres cá passado!

      Eliminar
  12. Tu dás cabo de mim com estas receitas... Acho que engordo só de olhar! Tão lindas e, tenho a certeza, deliciosas!

    ResponderEliminar
  13. Silvia que receita maravilhosa Adoro Nutella, e gosto demais desses rolinhos a combinação ficou perfeita. Ficaram lindos super delicados e com toda certeza divinos no sabor. Adorei. Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. estão com tão bom aspecto :) nutella e depois ainda mais avelãs, perfeito!!
    beijinho

    ResponderEliminar
  15. Com nutella só podem ficar deliciosos... acho que vou fazer no fim de semana! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Oi Silvia, estes rolinhos já ficam divinos com canela, eu imagino então com nutella... que delicia, lindos rolinhos!
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Que delicia esses rolinhos, Silvia! E que lindas fotos!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Olá Sílvia

    Que bela sugestão, adoro tudo e a Nutella dá-lhe aquele toque... Ando muito tentada a experimentar e acho que vai ser a tua receita, mas só depois do ano novo que o Natal dá cabo de nós ;-)

    Passa no meu cantinho e participa no passatempo que está a decorrer:

    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/2013/12/passatempo-faz-tua-receita-com-produtos.html

    Beijinhos e boa semana

    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. estou a fazer hoje, depois digo como correu e se ficarem bem mando-lhe as fotos! ;) beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Olá Sílvia,

    Mas que bonitos rolinhos! Quem não adora?! O meu pequeno reguila vai querer testar a receita comigo :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  21. Ohhhh! Que lindos que ficaram. É uma das receitas que ando para experimentar, Sílvia, mas infelizmente o tempo não chega para tudo.
    Como sempre ADOREI... os rolinhos e as fotografias. Dos pratinhos já nem digo nada! Já sabes o que penso :-)
    Beijinhos e bom fim de semana.
    Cláudia

    ResponderEliminar

Deixe aqui os seus comentários e/ou perguntas.
Obrigada pela visita!