segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Sopa de tomate e Scones de queijo Cheddar




Hoje trago não uma, mas duas saborosas receitas. E não têm açúcar!
Sopa  e scones salgados!
Esta sopa de tomate é uma verdadeira ode a este fruto. Adoro esta sopa...o sabor, a textura, o leve picante...é perfeita!
Os scones entram nesta refeição como complemento. Em vez de croutons...porque não scones de queijo?
A combinação funciona...e torna esta refeição verdadeiramente reconfortante!
Ah..e já vos tinha dito que são receitas do Jamie Oliver?
Combinadas ou não, experimentem estas duas delícias. Não se vão arrepender!
E os scones que sobrarem...bem...podemos sempre comê-los um pouco de doce de morango (ou de outro fruto vermelho)...Delicious! 















Retirado do livro de Jamie Oliver " 30 minute meals"

Sopa de tomate

Ingredientes: (4 pessoas)

cerca de 1.2 kg de tomate
2 dentes de alho
meio pimento chilli sem sementes
2 cebolas vermelhas
4-5 c. de sopa de vinagre balsâmico
um bom punhado de folhas frescas de manjericão
azeite e sal q.b.
1 c. de sopa de natas por prato, para servir



Preparação:

Cortar os tomates em quartos e colocá-los num tabuleiro de ir ao forno.
Juntar o chilli cortado em rodelas e os alhos esmagados.
Temperar com sal e azeite e envolver tudo.
Vai ao forno a 220 ºC durante 15-20 min ( posição mais perto da grelha).
Num tacho, colocar as cebolas vermelhas cortadas grosseiramente com um pouco de azeite e sal e deixar cozinhar, mexendo ocasionalmente.
Juntar às cebolas, o vinagre e deixar reduzir.
Adicionar os tomates, entretanto já prontos e misturar tudo no tacho.
Triturar tudo no liquidificador, juntamente com as folhas de manjericão (reservar algumas).
Se achar que a sopa está muito consistente, adicione um pouco de água.
Corrigir o tempero e servir com as natas e algumas folhas de manjericão.


- 4 porções
- prato ( sopa)
- tempo de preparação (45 min.)
- dificuldade (*)
- vegetariano (não)
- para crianças (sim)
- ingrediente principal (legumes)


Retirado da revista "Jamie - Revista com as melhores receitas do ano"

scones de queijo

Ingredientes: (15-20 scones)

250 g de farinha sem fermento
1 c. de chá de fermento em pó
50 g de margarina amolecida
cerca de 50 g de Cheddar ralado
200 ml de leite coalhado (leite com 2 c. de sopa de sumo de limão, deixar repousar 20 min)


Preparação:

Envolver a margarina na farinha (já com o fermento misturado) até ficarmos com uma textura de pão ralado.
Incorporar o queijo e adicionar o leite coalhado.
Amassar tudo e, se necessário, adicionar um pouco de farinha para a massa ser mais moldável.
Esticar a massa com um rolo, deixando que fique com uma espessura de 1 cm.
Cortar vários círculos, usando para o efeito um cortador próprio ou um copo (diâmetro com cerca de 6 cm).
Colocar os círculos de massa num tabuleiro de ir ao forno, forrado com papel vegetal, pincelá-los com leite e polvilhar com um pouco de queijo ralado.
Vai ao forno a 220 ºC até ficarem dourados (cerca de 15 min).


- 15-20 scones
- prato ( entrada)
- tempo de preparação (30 min.)
- dificuldade (*)
- vegetariano (não)
- para crianças (sim)
- ingrediente principal (queijo)

















34 comentários:

  1. A sopa esta com uma cor linda e um aspecto delicioso.
    Os scones ficaram lindos e de queijo adoro.
    Juntos para mim já seriam uma excelente refeição
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, São!
      É sempre um gosto ver-te por aqui!
      Fico contente por teres gostado!
      Beijinho

      Eliminar
  2. Que combinação perfeita Silvia.

    Uma sopa deliciosa e muito reconfortante e uns scones fantásticos :-)

    Beijs

    ResponderEliminar
  3. Adoro sopa de tomate! E estes scones devem ser tão bons, adoro cheddar! Já estava marcada para fazer e agora vai subir uns lugares na minha "to do list" :)
    Que refeição tão bom, para mim bastava isto :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acreditas que foia primeira vez que fiz sopa de tomate? Adorei!
      Também nunca tinha feito scones salgados...tens mesmo que fazer!
      Beijinho grande

      Eliminar
  4. Adoro sopa de tomate e acompanhada com esses scones deve ser melhor ainda!
    Fantástica apresentação como sempre!
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Paula.
      Que bom que gostaste! Eu fiz pela primeira vez e gostei muito.
      Beijinho

      Eliminar
  5. Que combinação magnífica Silvia!!
    Pois eu almoçava já e podia vir um pratinho de sopa bem cheio e dois desses scones maravilhosos!!
    Beijinhos,
    Lai.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Lia.
      Partilhava com muito gosto esta refeição contigo.
      Beijinho

      Eliminar
  6. Silvia, suas fotos são lindas, sua louça maravilhosa, mas a vontade de experimentar foi imensa!Receita anotada!
    Um ótimo dia p vc!

    ResponderEliminar
  7. Um belo conjunto aqui está, sem dúvida.
    Bjs, Susana

    ResponderEliminar
  8. Imagens lindas com sabores a combinar na perfeição! Adorei :)

    Bjinhos
    Susana

    ResponderEliminar
  9. Adoro sopa de tomate, deliciosa mesmo!
    Já se comia um pratinho dessa sopa rica e um scone lindo com cheddar :)
    Comidinha de conforto Silvia.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Inês. Que bom teres apreciado esta refeição.
      Tens razão...são sabores reconfortantes.
      Beijinho grande!

      Eliminar
  10. que bela combinação!
    as fotos estão mesmo bonitas :))

    ResponderEliminar
  11. vou passar a consultar este "manual" de receitas deliciosas. o coligir que fazes entre a comida e fotografia aumenta ainda mais a tentação. transparece o delicioso que é. ja tive o privilégio de experimentar a tua deliciosa cozinha. és uma pessoa muito completa..admiro-te!

    elsa menoita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, minha linda! Tão bom ler as tuas palavras. Fico super feliz por teres gostado de visitar este espaço.
      Quanto a ser uma pessoa completa...bem...quando temos amigas como tu, não há muito mais que possamos querer!
      Beijo enorme, Elsa! :)

      Eliminar
  12. Descobri agora este blog e Oh. Meu. Deus. Perdi-me com os clicks nos índices, entre nomes de receitas que me obrigam a clicar e fotografias lindas! Ficaram-me na cabeça a galette, o bolo rei (só fiz rainha, e da última vez não correu bem...) e o bolo mousse de chocolate... Gosto de coisas doces, sim :) mas os cinnamon rolls, esta sopa e os scones também receberam menções honrosas (que é que eu quero enganar, também ficam nos primeiros lugares!)
    E tenta adivinhar quantas receitas vi do blog? 5.
    Sim, são todas as que eu disse. Não imaginas a confusão que me fazem alguns blogs com fotografias fantásticas, de qualidade (e nota-se bem!), ideias criativas e originais e receitas ridiculamente boas, quando têm "só" 200-300 seguidores. Isto não é DE TODO depreciativo, acho é que há juita gente que não sabe o que perde... O teu blog é um exemplo muito bom disto! Sim, já são imensos seguidores (e até parece estúpido estar a dizer isto tendo o meu vinte e tal), mas alguns mereciam uns 1000 por serem tão bons! (É por isso que o meu ter 20 não conta, não se pode comparar!)
    As fotografias são tão giras! Sinceramente, parecem ter a qualidade daqueles blogs americanos ou ingleses que têm milhares de seguidores e fazem do blog o trabalho, com site próprio e tudo, fotógrafos e cozinheiros a tempo inteiro. Eu já vi alguns (poucos) blogs que acho que são mesmo assim (como estou a dizer), e quis comentar porque... Hmmm... Tenho de mostrar a minha opinião sobre o que considero um bom 'trabalho"! :P
    Se calhar pareço uma entusiasta, mas isto é sinceramente o que acho e não pude deixar de dizer.
    Agora se não te importas vou ver mais receitas por aqui... :D
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. *tenho de acrescentar: eu não mencionei o meu blog "por interesse" (é que agora que penso nisso parece que deixei o comentário assim como quem não quer a coisa a remeter para o blog). Se não tivesse criado o blog comentaria à mesma... E claro que gostaria que o visitasses (quem é que não gosta de visitas? :P), mas não era esse o propósito, definitivamente!
      Ps: o cheesecake também já está na mira! ;)
      Ps2: gosto imenso dos teus talheres! Que inveja, os meus são feios :P

      Eliminar
    2. Olá, Avelã!
      Que dizer depois de ler o teu comentário?
      Muito, muito obrigada! Até fiquei sem palavras. Acho que nunca tinha lido um comentário tão elogioso!
      Obrigada pela simpatia! É tão importante e animador ler palavras como as tuas!
      Acabaste de me fazer ganhar o dia...não... o mês!
      Fico mesmo contente, Avelã.
      Mais uma vez, obrigada pela enorme simpatia! E volta sempre!
      Beijinhos

      Eliminar
  13. Uma combinação maravilhosa. Esses scoones de queijo... Hmmmm... Estão muito apetitosos! Lindo blog! Parabéns!

    ResponderEliminar
  14. Olá Silvia,

    Que mais poderemos querer num dia frio de um Inverno que tem sido implacável ?
    Uma sopinha assim, de cores tão apelativas e vibrantes, acompanhada por scones (Sim, porque não? Também pergunto!) que também ando para fazer há que tempos, torna-se de facto imprescindível e um conforto para a alma !
    Adorei as duas sugestões, perfeitas !

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Deixe aqui os seus comentários e/ou perguntas.
Obrigada pela visita!