domingo, 20 de abril de 2014

Lollipops de Chocolate de leite






E eis que chega mais uma celebração da Páscoa!
Esta é a festa cristã mais importante e celebra a Ressurreição de Jesus Cristo.
O termo Páscoa, significa Passagem e vem do termo hebraico Pessach.
Neste dia, é comum as famílias reunirem-se e encherem as mesas de deliciosas iguarias e, claro, o chocolate não pode faltar!
Eu gosto muito, mas mesmo muito de chocolate! E os meus filhos saem à mãe...
Lembrei-me de fazer estes lollipops...e os miúdos adoraram!
Eu prefiro o chocolate preto (com pelo menos 70% de cacau), mas os meus miúdos não lhe acham grande piada, daí eu ter usado o chocolate de leite...
Ficam tão bonitos, salpicados de coisas boas como arandos secos, amêndoa caramelizada, pistácios, pedacinhos de suspiros, avelãs...enfim, as possibilidades são imensas!
Para fazer estes lollipops, temperei o chocolate...Sim, leram bem! Aventurei-me e temperei o chocolate.
A coisa correu mais ou menos e sem dúvida que irei repetir a experiência para poder aprimorar a técnica, porque não obtive o acabamento perfeito que pretendia.
A razão de usar este método, tem a ver com o facto de se obter um chocolate mais brilhante e com aspecto mais homogéneo...e eu quis experimentar. 
Mas não se assustem! Podem fazer os lollipops na mesma sem usar este método, apenas derretendo o chocolate em banho-maria!
Dito isto, vamos lá à receita!
Ah...e desejo a todos uma Feliz e doce Páscoa !












Receita da revista "Jamie", edição março/abril, 2014


Ingredientes: (14 lollipops)

200 g de chocolate de leite (se preferir pode usar branco ou preto)
arandos secos picados
pistácios picados q.b.
amêndoa laminada tostada q.b.
amêndoa laminada caramelizada q.b.
Material: termómetro (se quiser temperar o chocolate)
               pauzinhos (madeira ou plástico, próprio para alimentos)


Preparação:

(Temperar o chocolate)

Partir o chocolate em pequenos pedaços e colocá-lo numa tigela.
Derreter o chocolate em banho-maria (a baixa temperatura), evitando que a água toque na tigela.
Mexer à medida que o chocolate derrete e controlar a temperatura.
Retirar a tigela do banho-maria, exactamente quando o chocolate de leite atingir os 42 ºC (47 ºC para chocolate preto e 37 ºC para o branco).
Deitar cerca de 2/3 do chocolate para a bancada ou tábua de trabalho (de mármore ou outro material liso não poroso) e espatular o chocolate até que fique mais consistente, mas ainda "solto".
Juntar este chocolate de volta à mesma tigela e misturar  bem até atingir os 27 ºC (28 ºC para chocolate preto e 26 ºC para o branco).
Novamente levar ao banho-maria até atingir os 30 ºC (31 ºC para chocolate preto e 29 ºC para o branco; cuidado para não passar dos 32 ºC).
O chocolate está agora pronto a ser trabalhado, no entanto devemos estar sempre a controlar a temperatura com o termómetro e se necessário, voltar a colocar a tigela no banho-maria para atingir a temperatura referida atrás.

(Lollipops)

Usar chocolate temperado ou chocolate derretido em banho-maria usando o método tradicional.
Numa folha de papel vegetal, deitar pequenas porções de chocolate de modo a formar círculos.
Colocar os pauzinhos sobre o chocolate e "salpicar" com a cobertura escolhida.
Deixar solidificar à temperatura ambiente.
Podem ser guardados numa caixa, no frigorífico, durante cerca de 5 dias.




- 14 lollipops
- prato ( sobremesa)
- tempo de preparação (30 min.)
- dificuldade (**)
- vegetariano (não)
- para crianças (sim)
- ingrediente principal (chocolate)

























16 comentários:

  1. Espero que passem a Páscoa com muito amor, saúde e alegria! Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Adoro estes miminhos, faço várias vezes para oferecer à família e aos amigos, acho um mimo :)
    Ficaram lindos, lindos os teus lollipops Sílvia!! :) Dá mesmo vontade de trincar :)
    Um bom domingo e uma boa Páscoa!
    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  3. Ficaram lindos.

    Boa Páscoa.

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha


    ResponderEliminar
  4. Que giroos! Ainda parecem mais giros do que aqueles das lojas, estão mesmo perfeitinhos!
    (ah, e temperar chocolate é uma arte ;))
    Eu também gosto bastante de chocolate, mas se for simples acho o de leite muito enjoativo... Então há certas marcas (como a milka, por exemplo) que acho que não são grande coisa, apesar da fama... chocolates da lindt, por exemplo, são outra coisa... Mas de resto, geralmente chocolates com de 70% de cacau para cima são bem bons! (Então se for com 99% é uma delícia :))

    ResponderEliminar
  5. Oh tão lindos muito mesmo e com tudo que eu gosto.
    Quem é que resiste a chocolate?


    Beijinhos e Boa Páscoa

    ResponderEliminar
  6. Adorei esta sugestão, são lindíssimos :)
    Beijinhos e boa Páscoa!

    ResponderEliminar
  7. Ai Silvia, então não chegavam as amêndoas e os doces? Ainda tinhas que fazer estas belezuras, que são uma tentação?? Estão lindos, lindos, adorei! Como têm coberturas diferentes, tinha de comer um de cada...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Que lindos lollipops! Ficaram fantásticos :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  9. Minha querida,
    deixa-me que te diga que fico sempre encantada com as tuas maravilhosas apresentações e esses lollipops estão maravilhosos. Deixaram-me com água na boca, logo eu que adoro chocolate!
    Espero que tenhas tido uma ótima Páscoa!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Ficaram lindos... simples e tão mimosos!
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Olá Silvia,

    Ficaram lindos os teus "lollipos", perfeitos e bem adequados à época que atravessámos !
    Aliás, espero que tenhas tido uma Páscoa feliz junto da tua familia e amigos ! :)
    A temperagem do chocolate é uma técnica não muito fácil, tendo em conta que as temperaturas têm (devem) ser exactas, mas penso que te saíste lindamente. :)
    O aspecto deles é excelente !

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Olá, Sílvia!
    Eu fiquei traumatizada com a minha única tentativa de temperar chocolate, correu tão mal, que deitei o chocolate fora! Mas, um dia eu ganho coragem para tentar de novo :)
    Os teus lollipops além de lindos, seriam uma perdição ao pé de mim, é que eu não iria resistir a comer um atrás de outro!
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar

Deixe aqui os seus comentários e/ou perguntas.
Obrigada pela visita!