quarta-feira, 12 de março de 2014

Madalenas de Chocolate





Confesso que desde que tenho o blog (vai fazer este mês um ano!) raramente, mas mesmo raramente tenho comprado bolachas, bolinhos e afins. A única excepção são mesmo as bolachas Maria ou os palitos La Reine (se quiser fazer tiramisù).
Tenho reduzido ao mínimo a presença de comida processada cá por casa e esta é uma das coisas boas que o blog trouxe.
Claro que gosto de biscoitos, de bolinhos...enfim, gulodice não me falta. A verdade é que me habituei a confeccionar estas coisas em casa e, sem esforço ou sacrifício, passo pelos corredores de supermercado apetrechados de sacos, pacotes, caixas, resmas de gulodices... sem parar e sem sucumbir à tentação.
Claro que é mais prático agarrar num pacote de madalenas do que fazê-las em casa, dirão. Mas não é a mesma coisa e num instante se fazem 2 dúzias de deliciosas madalenas, para além de perfumarmos a casa toda com um cheiro irresistível!
Portanto, abaixo os corantes, conservantes, emulsionantes, intensificadores de sabor, excesso de sal, de açúcar, etc, etc...!
Vamos cozinhar comida verdadeira e caseira!














Receita retirada do livro "Cake" da Rachel Allen


Ingredientes: (faz 24)

100 g de farinha sem fermento (tipo 55)
1/2 c. de chá de fermento em pó
100 g de açúcar
2 ovos caseiros
2 c. de sopa de cacau magro em pó
100 g de manteiga
1 c. de chá de aroma de baunilha

Cobertura (opcional)
100 g de chocolate (negro)
coco ralado



Preparação:

Untar e polvilhar de farinha, dois tabuleiros de madalenas.
Misturar a farinha com o fermento e o cacau.
Bater o açúcar com os ovos até obter uma mistura clara e bem cremosa.
Incorporar delicadamente a mistura de farinha peneirada no preparado anterior.
Adicionar a manteiga derretida e a baunilha e envolver sem bater em demasia,para que as madalenas fiquem fofas.
Encher os moldes das madalenas, usando uma colher (encher cerca de 2/3).
Vão ao forno a 180 ºC durante cerca de 15 min.
Deixar que as madalenas arrefeceçam completamente.
Derreter o chocolate e mergulhar aí a ponta das madalenas,  passando depois pelo coco ralado.
Deixar repousar para secar.


- 24 madalenas
- prato ( bolos, sobremesa)
- tempo de preparação (30 min.)
- dificuldade (*)
- vegetariano (não)
- para crianças (sim)
- ingrediente principal (chocolate)






















sexta-feira, 7 de março de 2014

Queques de Espinafres





Finalmente um pouco de Sol, como que a querer lembrar-nos que a Primavera não tardará a chegar!
Confesso que estava farta de tanta chuva, dos dias sem brilho, cinzentões...enfim, sem piada nenhuma.
Com dias solarengos começam a apetecer comidas mais leves e simples.
Por isso, hoje trago aqui uma receita saudável e vejam só, sem açúcar!
Uma receita do livro "Popina-iguarias saudáveis", livro que simplesmente adoro!
São uns queques salgados de textura bem fofa e sabor delicioso.
São ideais para um piquenique, para levar para o trabalho ou mesmo como refeição leve para saborear no conforto do lar.
Partilho aqui a receita convosco!





Receita adaptada do livro "Popina-iguarias saudáveis"


Ingredientes:

220 g de folhas de espinafres frescos
300 g de farinha de trigo
2 c. de chá de fermento em pó
2 ovos biológicos
80 ml de azeite
320 ml de leite meio-gordo
1 dente de alho bem picado
1/2 c. de chá de sal fino
pimenta acabada de moer q.b.
1/2 c. de chá de noz-moscada em pó


Preparação:

Preparar um tabuleiro de queques ou as formas individuais, untando-as e polvilhando-as de farinha.
Escaldar os espinafres em água a ferver por breves instantes.
Escoar, retirar o excesso de água e picá-los.
Numa saladeira colocar todos os ingredientes, excepto os espinafres e misturar bem, para que fique sem grumos.
Adicionar os espinafres e envolver.
Encher as formas com o preparado.
Vão ao forno a 170 ºC por 35-40 min (nos últimos minutos aumentei a temperatura para os 180 ºC e aproximei o tabuleiro da grelha, para os queques dourarem).


- 12 queques
- prato ( entradas)
- tempo de preparação (30 min.)
- dificuldade (*)
- vegetariano (não)
- para crianças (sim)
- ingrediente principal (espinafres)
























terça-feira, 4 de março de 2014

Crepes franceses para o "Mardi gras"






Em dia de Carnaval ou " Mardi gras", é costume em França fazerem-se Crepes.
Lembro-me da minha mãe os fazer quando éramos pequenos e para mim era uma grande alegria poder deliciar-me com estas maravilhas. Eram finos e delicados, com leve sabor a laranja e o recheio era normalmente de compota de morango ou pêssego. 
Actualmente o meu recheio preferido é Nutella com banana! Há qualquer coisa de mágico nesta combinação, especialmente se o crepe ainda estiver morno! Tão, tão bom...Irresistível!
Deixo-vos, neste dia de Carnaval, uma receita da minha mãe que me leva a viajar no tempo. 
É engraçado como a comida é capaz de nos fazer reviver momentos felizes da infância. São sabores e cheiros que nunca se esquecem! 
E hoje, já adulta, sou eu que faço estes crepes para os meus filhos...!














Ingredientes: (Faz cerca de 18 crepes)
(cada copo leva cerca de 200 ml)

4 ovos caseiros
3 copos de farinha de trigo
3 copos de leite (a receita refere água)
1 c. de sopa de açúcar
1 pitada de sal
2 c. de sopa de Vinho do Porto
2 c. de sopa de óleo vegetal
raspa de uma laranja


Preparação:

Num a saladeira, colocar os ovos e batê-los bem.
Juntar um copo de farinha, misturar bem e incorporar um copo de leite.
Mexer bem e proceder desta forma até esgotar a farinha e o leite.
Adicionar a raspa de laranja, o Porto, açúcar, sal e óleo e misturar bem para que a massa não fique com grumos.
Aquecer uma frigideira antiaderente. Se necessário, untar levemente com um pouco de óleo vegetal.
Deitar uma concha mal cheia de massa sobre a frigideira e espalhar a massa de modo a ficarmos com um crepe circular.
Para que o crepe fique fino, deitar de volta para a saladeira, o excesso de massa.
Quando o crepe começar a dourar, virá-lo, deixar mais uns instantes e retirar do lume.
Proceder deste modo até se acabar a massa.
Rechear os crepes com compota, açúcar com canela ou, para os mais gulosos, com banana e Nutella.


- 18 crepes
- prato ( sobremesa)
- tempo de preparação (30 min.)
- dificuldade (*)
- vegetariano (não)
- para crianças (sim)
- ingrediente principal (ovos)
























sábado, 1 de março de 2014

Pizza de Beterraba e Rúcula





Eis que chega o mês da Primavera! Estou ansiosa para que ela chegue!
E para dar as boas vindas ao mês de Março, que tal uma pizza?
Faço imensas vezes em casa e considero-as mil vezes mais saborosas do que aquelas que se vendem nas cadeias de fast-food...
A 10ª edição do Dia Um...Na Cozinha tem como tema, precisamente as "Pizzas".
Todos os primeiros dias de cada mês, os membros deste grupo publicam uma receita relacionada com o tema escolhido. Se quiserem fazer parte do grupo, basta aderirem, clicando no link do grupo.
Escolhi algo diferente, que nunca tinha ainda experimentado. Como aprecio beterrabas e tinha ainda uma no frigorífico, pensei "porque não?". Ainda por cima, tanto a beterraba como a cebola eram biológicas, ou seja, mais saborosas!
Surpreendeu-me o sabor...Adorei! Se nunca experimentaram e gostam de beterraba, não deixem de fazer a receita!
Facciamo la pizza!











A receita da massa é ligeiramente adaptada de uma da Lorraine Pascal (programa de tv "Baking made easy")
O molho de tomate é asaptado do livro de Jamie Oliver "30 minute meals"


Ingredientes:

Massa
nota: a massa dá para duas pizzas grandes, usei metade e congelei restante massa

500 g de farinha de trigo tipo 65 
290 ml de água
50 ml de azeite
1 c. de chá de sal fino 
1 c. de chá de fermento padeiro granulado
1 c. de sopa mal cheia de açúcar amarelo

Molho de tomate 

2 tomates maduros
1 c. de sopa de polpa de tomate
1 pitada de sal
1 dente de alho
folhas frescas de manjericão
um fio de azeite
1 c. de sopa de vinagre balsâmico

Cobertura

1 beterraba 
1 cebola pequena
1 bola de mozzarella
folhas de rúcula q,b. parmesão ralado q.b.


Preparação:

Colocar numa saladeira a farinha, açúcar, sal e fermento (estes dois devem estar separados).
Fazer uma cova no meio e adicionar a água e azeite.
Gradualmente, ir misturando os ingredientes secos nos líquidos.
Quando a massa começar a ligar, polvilhar a bancada com farinha e amassar bem até a massa ficar lisa e macia.
Colocar a massa num recipiente e tapar com película aderente.
Deixar levedar até dobrar de volume.
Depois da massa levedada, dividir ao meio.
A massa dá para fazer duas bases de pizza. Pode usar uma e congelar a outra.
Estender a massa, dando-lhe uma forma circular.
Colocá-la num tabuleiro de ir ao forno, tapar com película aderente e deixar repousar uns 15 min.
Enquanto a massa repousa, preparamos os nossos legumes e o molho.
Descascar a beterraba e cortá-la em fatias finas, assim como a cebola.
Cortar a mozzarella em rodelas e reservar.
Num liquidificador, colocar o tomate em pedaços, a polpa de tomate, azeite, sal, manjericão , alho e vinagre balsâmico e triturar tudo.
Espalhar este molho de tomate sobre a massa.
Colocar as rodelas de cebola, as fatias de  beterraba e a mozzarella (se preferir, pode juntar esta, só quando a pizza estiver a meio da cozedura).
Vai ao forno a 190 ºC até a massa começar a dourar.


- 4-6 fatias
- prato ( prato principal)
- tempo de preparação (30 min.)
- dificuldade (*)
- vegetariano (não)
- para crianças (sim)
- ingrediente principal (legumes)

















terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Galette de Legumes e queijo Feta






Tenho uma predilecção por tartes/galettes salgadas. Sejam de massa folhada ou quebrada, sou fã! Não sei se é o meu lado francês (meia costela...), mas desde sempre me lembro de apreciar este tipo de pratos.
Desta vez juntei vários legumes, um pouco de queijo feta (adoro!) et voilá! 
Uma refeição leve, com legumes, cheia de sabor e super rápida de fazer.
Podem utilizar outros legumes, outro tipo de queijo...enfim, as possibilidades são imensas!
Utilizei massa quebrada fresca, mas sou apologista de fazermos a nossa própria massa. Faz toda a diferença! Claro que, quando o tempo escasseia, recorrer à massa já pronta facilita muito a vida.
Passemos à receita.












Ingredientes:

massa quebrada fresca circular
1 cebola vermelha  média
1 courgette  média
1 beringela pequena
tomate chucha pequeno (pode ser cherry)
queijo feta q.b.
sal e pimenta acabada de moer q.b.
azeite q.b.
parmesão (opcional)

Nota: para a massa quebrada caseira pode seguir a da receita de Tarte de Atum 


Preparação:

Cortar a cebola em finas rodelas e alourá-la um pouco numa frigideira com um pouco de azeite.
Adicionar a courgette e a beringela, temperar com um pouco de sal e pimenta e deixar cozinhar um pouco até começarem a amolecer (este passo é rápido).
Retirar do lume e envolver os cubos de queijo feta.
Desenrolar a massa quebrada e colocar, no centro, o preparado de legumes (deixar a parte de fora livre, parte essa que irá ser dobrada).
Colocar os tomates inteiros por cima e dobrar a massa sobre o recheio, ficando uma parte do recheio à mostra.
Colocar mais uns cubos de feta.
Vai ao forno a 180 ºC até dourar.
Retirar do forno, polvilhar com um pouco parmesão e servir.



- 4 porções
- prato ( entrada, prato principal)
- tempo de preparação (30 min.)
- dificuldade (*)
- vegetariano (não)
- para crianças (sim)
- ingrediente principal (legumes)












sábado, 22 de fevereiro de 2014

Pudim de Pão com amêndoa e banana







Quem não gosta daqueles pequenos almoços de domingo que deixam cheirinho bom pela cozinha e resto da casa? 
Pois, eu adoro...e nem há maneira melhor do que começar o dia com um delicioso e guloso pequeno-almoço.
Perfumado, de textura cremosa a contrastar com o crocante das amêndoas e aveia...assim é este Pudim de Pão. Simples, rápido de confeccionar...descomplicado!
Perfeito para um começo de domingo (ou começo de segunda, terça, quarta....)!
Vamos pequeno-almoçar?












Adaptado do livro de Lorraine Pascale "Cozinhar em casa é fácil"


Ingredientes:

8 fatias de pão de forma 
manteiga q.b.
300 ml de natas
2 ovos grandes
50 g de açúcar amarelo
raspa de 1 limão pequeno
1 c. de chá de aroma de baunilha
1 c. de sopa mal cheia de canela em pó
2 bananas
amêndoa laminada q.b.
flocos de aveia q.b.
açúcar mascavado q.b.



Preparação:

Barrar as fatias de pão só de um lado, com um pouco de manteiga.
Cortar as fatias na diagonal e colocá-las num tabuleiro previamente untado, com o corte para baixo.
Bater os ovos com as natas, baunilha, açúcar, raspa de limão e a canela.
Cortar as bananas em rodelas e deitar sobre elas algumas gotas de sumo de limão.
Colocar a banana e as amêndoas laminadas entre e sobre as fatias de pão.
Deitar o preparado de ovos e deixar que ensope breves instantes.
Polvilhar com açúcar mascavado e flocos de aveia.
Vai ao forno a 180 ºC durante 40-45min.
Servir ainda quente.


- 6 porções
- prato ( pequeno-almoço, sobremesa)
- tempo de preparação (30 min.)
- dificuldade (*)
- vegetariano (não)
- para crianças (sim)
- ingrediente principal (pão)


















quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Copos de Blondies com Chocolate quente e natas




Esta sobremesa é óptima e não dá trabalho nenhum!
Lembram-se do Blondie que fiz há na semana passada? Pois, bem... ele foi a base e inspiração para esta sobremesa, se bem que a chuva e estes dias cinzentos também me inspiraram a procurar uma sobremesa reconfortante e bem gulosa! 
Claro que não precisam de fazer nenhum Blondie! A sugestão que vos dou é a de aproveitarem um bolo que tenham feito ( funciona melhor se o bolo for um pouco "melado", húmido e se houver algum elemento crocante, melhor ainda!) e elevá-lo a uma outra dimensão de gulodice e reconforto.
Prometo que vão adorar esta combinação!
Bolo, chocolate quente e natas...
Eu não vos disse que era super simples?








Ingredientes: (2 pessoas)

Pedaços de bolo q.b. (eu usei um Blondie de nozes)
8quadrados de chocolate
leite morno q.b.
100 ml de natas 
açúcar em pó q.b.



Preparação:

Bater as natas, adoçar ligeiramente com açúcar em pó e reservar.
Colocar pedacinhos de bolo no fundo dos copos.
Derreter o chocolate no microondas (a baixa potência) e incorporar um pouco de leite morno.
Misturar até obter um molho brilhante e dividir o chocolate pelos copos.
Colocar por cima uma camada de natas batidas.



- 2 copos
- prato ( sobremesas)
- tempo de preparação (10 min.)
- dificuldade (*)
- vegetariano (não)
- para crianças (sim)
- ingrediente principal (chocolate)