terça-feira, 4 de março de 2014

Crepes franceses para o "Mardi gras"






Em dia de Carnaval ou " Mardi gras", é costume em França fazerem-se Crepes.
Lembro-me da minha mãe os fazer quando éramos pequenos e para mim era uma grande alegria poder deliciar-me com estas maravilhas. Eram finos e delicados, com leve sabor a laranja e o recheio era normalmente de compota de morango ou pêssego. 
Actualmente o meu recheio preferido é Nutella com banana! Há qualquer coisa de mágico nesta combinação, especialmente se o crepe ainda estiver morno! Tão, tão bom...Irresistível!
Deixo-vos, neste dia de Carnaval, uma receita da minha mãe que me leva a viajar no tempo. 
É engraçado como a comida é capaz de nos fazer reviver momentos felizes da infância. São sabores e cheiros que nunca se esquecem! 
E hoje, já adulta, sou eu que faço estes crepes para os meus filhos...!














Ingredientes: (Faz cerca de 18 crepes)
(cada copo leva cerca de 200 ml)

4 ovos caseiros
3 copos de farinha de trigo
3 copos de leite (a receita refere água)
1 c. de sopa de açúcar
1 pitada de sal
2 c. de sopa de Vinho do Porto
2 c. de sopa de óleo vegetal
raspa de uma laranja


Preparação:

Num a saladeira, colocar os ovos e batê-los bem.
Juntar um copo de farinha, misturar bem e incorporar um copo de leite.
Mexer bem e proceder desta forma até esgotar a farinha e o leite.
Adicionar a raspa de laranja, o Porto, açúcar, sal e óleo e misturar bem para que a massa não fique com grumos.
Aquecer uma frigideira antiaderente. Se necessário, untar levemente com um pouco de óleo vegetal.
Deitar uma concha mal cheia de massa sobre a frigideira e espalhar a massa de modo a ficarmos com um crepe circular.
Para que o crepe fique fino, deitar de volta para a saladeira, o excesso de massa.
Quando o crepe começar a dourar, virá-lo, deixar mais uns instantes e retirar do lume.
Proceder deste modo até se acabar a massa.
Rechear os crepes com compota, açúcar com canela ou, para os mais gulosos, com banana e Nutella.


- 18 crepes
- prato ( sobremesa)
- tempo de preparação (30 min.)
- dificuldade (*)
- vegetariano (não)
- para crianças (sim)
- ingrediente principal (ovos)
























53 comentários:

  1. Respostas
    1. São tão bons, Paula e a receita faz-se num instante!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Eu não sabia desse costume na França, mas é engraçado porque fazer crepes no Carnaval tornou-se um hábito por cá, desde há alguns anos! Banana e nutella é maravilhoso, mas por acaso os meus favoritos é com açúcar e canela, e vão logos uns 3 ou 4!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Gori!
      Que engraçado fazeres os crepes nesta altura!
      São mesmo bons! Eu nunca resisto!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Raramente faço mas gosto muito
    Os teus ficaram lindos...lindos
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, São!
      Não faço muitas vezes, mas no Carnaval não falha!
      Beijinho grande

      Eliminar
  4. Normalmente também costumo fazer uns crepes muito parecidos.
    Os teus estão lindos e muito gulosos.
    Beijocas Doces e Bom Carnaval.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Dora.
      Já espreitei os teus crepes no facebook...estão bem apetitosos!
      Beijinhos e obrigada!

      Eliminar
  5. Pronto já fiquei cheia de vontade de provar os teus crepes....adoro com doce, banana e nutella parece-me bom demais e as tuas fotos estão demasiado tentadoras! Hummmm....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Patrícia!
      Obrigada pela simpatia!
      Também vi os teus, em forma de bolo...que gulodice! Trocamos?
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Silvia,

    Que lindos crepes. Amarelinhos, finos e ligeiramente tostados! Adoro! E confesso também que me perderia com a cobertura de banana e nutella (ou ganache de chocolate).

    Feliz Carnaval!

    Beijinho,
    Aida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada como usar ovos caseiros! A cor não engana!
      Obrigada pela visita!
      Beijinho, Aida!

      Eliminar
  7. Adoro crepes, mas nunca fiz... Os teu ficaram lindos, lindos...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que experimentar! A receita é fácil de confeccionar...e vale mesmo a pena!
      Beijinhos e obrigada!

      Eliminar
  8. Adooooooro crepes (e as tuas fotografias, também adoro as tuas fotografias :P)
    A sério, são fininhos, com um sabor meio "neutro" e recheáveis! O que é que se pode querer mais?!
    Acabaste de me dar uma ideia genial: crepes com manteiga de amendoim e banana... Combinação perigosa :P
    Nunca tinha ouvido ninguém dizer que gostava de nutella com banana! Geralmente é manteiga de amendoim e banana :) (o que é delicioso, então derretido... )
    As memórias desse género são tãããão confortáveis :D O outro dia fiz uns queques de cacau e mal provei pensei logo: "a que é que isto sabe?A que é que isto sabe? A QUE RAIO É QUE ISTO SABE PÁ?!" e depois é que me lembrei que era de um bolo de chocolate do continente sem açúcar que a minha mãe (apologista de dietas algo estúpidas, digamos :P) comprava porque "não tem açúcar e assim não engorda" ahah!
    Esses crepes parecem tããão bons, tenho mesmo de fazer!

    ResponderEliminar
  9. (já agora, os crepes, mesmo com a frigideira antiaderente, não se colam? Sempre deitei manteiga, tenho medo de que se não o fizer se desfaçam...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Avelã!
      Tens que experimentar a combinação Nutella e banana. É perfeita!
      Por acaso nunca experimentei com manteiga de amendoim! Acredito que seja óptimo!
      Quanto à frigideira, se ela estiver em bom estado (sem riscos...)à partida não agarra a massa. Mas, pelo sim pelo não,unta levemente com um pouco de óleo. Quando começar a dourar, o crepe solta-se facilmente.
      Beijinho grande

      Eliminar
  10. Perfeitos! Há anos que não faço crepes.
    Beijitos*

    ResponderEliminar
  11. Hummm... com aquele aspecto de "Quero Agora!" :)
    Excelente sugestão e fotos deliciosas!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  12. Olá Silvia! Gosto tanto de crepes e é tão raro fazê-los. Mas é mesmo daquelas receitas que apetece naqueles dias de preguiça e sem horários.
    Ficaram com uma cor linda e devem ser deliciosos, aromatizados com laranja, que delícia. Eu sou guloso, por isso optaria por nutella e gelado. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Célio.
      Um dia deste tens que fazer...são tão bons!
      Nutella e gelado paeace-me muito bem!
      Beijinhos

      Eliminar
  13. Ai como comia agora um com Nutela... ficaram tão tentadores.

    Bjs,

    Susana
    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar
  14. Que maravilha!! Nunca fiz crepes!! Não consigo a massa tão fininha, ficam sempre panquecas!
    Estes crepes ficaram com um aspeto delicioso, fiquei a babar!! Eu também adoro com nutela!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Rute!
      Nunca fizeste? Tens mesmo que experimentar! São tão bons e sempre podemos escolher um recheio mais ou menos guloso!
      Beijinhos

      Eliminar
  15. Lindos, fico com um recheado de nuttella e frutos vermelhos....adoro!!!!!
    Continuação de boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Nel.
      Obrigada pela visita! Já vi, pela tua escolha que és gulosa como eu!
      Beijinhos

      Eliminar
  16. Também gosto muito de crepes Silvia. Quando pequena mamãe fazia no café da manhã servidas com morangos ou mel. São deliciosas e delicadas. E não tem como negar que Nutella com banana tem algo mágico de tão bom. Adorei sua sugestão. Suas crepes ficaram perfeitas. Beijinhos, ótima semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Morango ou mel parece-me muito bem!
      Obrigada, Josy pela simpatia
      Beijinho grande!

      Eliminar
  17. Não sabia dessa tradição em Mardi Gras!
    Mas, esses crepes parecem ter ficado deliciosos e com nutella, banana ou doce devem ser uma tentação!
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São uma verdadeira tentação!
      Obrigada por passares por aqui, Paula
      Beijo

      Eliminar
  18. Não sabia que era costume fazer crepes na terça-feira gorda, por aqui fizemos frappé um doce típico de carnaval.
    Adoro crepes em qualquer dia, muito apetitosos os teus!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana!
      Obrigada pela visita!
      Imagino que esse frappé deva ser delicioso!
      Beijinho

      Eliminar
  19. A minha questao é onde fala de copos é por exemplo 2x 200ml?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sandrine.
      Sim, 1 copo mede em volume cerca de 200-210 ml.
      Espero ter ajudado.
      Beijinho

      Eliminar
  20. Oh que saudades de lanchar um crepe, hum gosto tanto e os meus favoritos são com chocolate e banana e com compota também gosto bem. Ficaram tão lindos e não sabia que se comia crepes no dia de ontem, mas acho que os franceses comem em qualquer altura bem vejo a minha vizinha.
    Estão bem lindos e com umas fotos tão giras.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Sandra.
      Tens razão...os franceses não precisam de desculpas para comer crepes!
      Beijinho grande

      Eliminar
  21. Olá Sílvia!
    Em miúda, adorava comer crepes. Fazia-os uma amiga, nos nossos lanches ao final da escola. Recordei neste post boas memórias e levo comigo esta receita!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que rica amiga, essa! É bom quando cozinhamos e os cheiros e sabores nos levam para memórias felizes!
      Obrigada pela visita, Patrícia!
      Beijinhos

      Eliminar
  22. É mesmo bom como a comida nos transporta aos momentos de infância :)
    Eu provei crepes pela primeira vez numa aula de francês daquelas praticas, ainda no ciclo, fiz e comi, e adorei.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É óptimo quando isso acontece! Quando a comida nos faz recordar momentos alegres!
      Obrigada pelas palavras.
      Beijinhos

      Eliminar
  23. A comida é isso mesmo: Memórias!!
    Adoro crepes e adoro-os assim fininhos e só com sumo de limão e uma nesguinha de açúcar e estes teus estão mesmo uma delícia de lindos!!
    Beijinhos linda,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa do sumo de limão vou ter que experimentar!
      Obrigada pela simpatia!
      Beijo grande

      Eliminar
  24. Um verdadeiro hino aos crepes com uma sessão fotográfica digna de registo. Adorei tudo. As loiças são lindas. Até breve.

    ResponderEliminar
  25. Aqui em casa também é habito, pelo menos uma vez por mês, comermos crepes com doce de pêra caseiro da minha tia! Tão bom!

    ResponderEliminar

Deixe aqui os seus comentários e/ou perguntas.
Obrigada pela visita!