sexta-feira, 14 de março de 2014

Zebra Bundt Cake





Hoje temos bolinho!!!
Mas, não é um bolo qualquer! É um bolo especial!
Bundt Cake Zebra !
Este bolinho lindo de morrer ( apaixonei-me desde a primeira vez que o vi...) vai directamente para a festa Bundtmania da Lia e da Mena, dos blogs "Lemon & Vanilla" e "As Aventuras da Mamã", respectivamente.
Esta é a 6ª edição e o tema escolhido foi "Bundt Cakes Zebra".
Espero que as meninas gostem deste bolo tanto quanto nós aqui em casa!
Eu adorei fazê-lo e ainda mais de saboreá-lo!
Deviam ver a minha cara de felicidade quando o cortei e vi como ficou por dentro!
Quem quer a receita?


















Receita adaptada do site Bakers Royale

Ingredientes: (1 chávena = 240 ml)

3 chávenas de farinha sem fermento
2 c. de chá de fermento em pó
2 chávenas de açúcar
1/2 chávena de cacau magro em pó
8 c. de sopa de água
1 chávena mal cheia de margarina derretida
1 c. de chá de aroma de baunilha
5 ovos caseiros
1/2 chávena de leite meio-gordo

Ganache de chocolate
100 g de chocolate com 70 % de cacau
100 ml de natas

Preparação:

Preparar uma forma de Bundt Cake, untando-a e polvilhando-a de farinha.
Num recipiente colocar o cacau, 1/2 cháv. de açúcar, a água, misturar bem e reservar.
Bater bem a manteiga com o açúcar e incorporar a baunilha.
Adicionar um ovo de cada vez, batendo bem entre cada adição.
Quando os ovos estiverem todos incorporados, bater mais algum tempo para obter uma mistura mais cremosa.
Adicionar a farinha (já com o fermento) em 3 vezes, alternado com as 3 adições de leite.
Retirar 2 chávenas deste preparado e adicioná-lo à mistura de cacau reservada.
Incorporar.
Temos então 2 massa preparadas: uma com cacau e outra sem.
Eu usei 2 colheres de gelado, uma maior do que a outra.
Deitei uma colher grande de massa sem cacau na forma, seguida de outra colher pequena de massa com cacau (uma por cima da outra).
A porção de massa sem cacau deve ser maior do que a de cacau.
Proceder deste modo,alternando as camadas até ficarmos sem massa.
Vai ao forno a 175 ºC durante cerca de 1h15 ( pode variar de forno para forno, o bolo estará pronto quando o palito sair limpo e seco).
Deixar o bolo arrefecer 10 min na própria forma , por cima de uma grelha e depois desenformar.
Enquanto o bolo arrefece completamente, preparar a ganache de chocolate.
Partir o chocolate em pedaços e coloca-lo numa tigela.
Ferver as natas num pequeno tacho.
Deitar as natas sobre o chocolate e misturar até obter uma mistura brilhante e homogénea.
Cobrir o bolo com a ganache.



- cerca de 12 fatias
- prato ( bolos)
- tempo de preparação (30 min.)
- dificuldade (*)
- vegetariano (não)
- para crianças (sim)
- ingrediente principal (chocolate)




























46 comentários:

  1. Silvia, ficou perfeito esse Zebra Bundt Cake. O nítido contraste de cores é lindo, tenho a certeza que tanto a Lia como a Mena irão ficar muito orgulhosas desse Bundt que deve ser delicioso. E depois aquela generosa camada de chocolate com 70% de cacau...huummm... yummy. :)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Célio.
      Adorei fazer este bolo...fica visualmente mito engraçado.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Boa noite!
    Este é um bundt lindo que irá abrilhantar certamente o desfile da bundtmania! Perfeito e guloso!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. adorei :) que fotos tranquilizanres :) bom trabalho *
    Rosa

    ResponderEliminar
  4. Olá Silvia, ficou lindo mesmo! Um arraso!
    Adorei!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Que perfeição de Zebra! Está lindo, tão bem listadinho :)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  6. Que óptimo aspecto, deve ser uma delicia :)

    ResponderEliminar
  7. Olá Sílvia,

    que lindo ficou este teu bundt e perfeito no formato zebra, já o meu não quis ficar.
    Essa receita parece ser mesmo deliciosa, e já vi em mais que um blogue vou ter que experimentar, e que bem que sabe um bolinho.
    Lindo e guloso com essa cobertura de chocolate, deliciosas fotos.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Sandra!
      É sempre bom receber a tua visita e ler as tuas simpáticas palavras!
      Beijinho

      Eliminar
  8. Ficou mesmo lindo Silvia!
    Eu adorei tentar fazer o efeito, mas não consegui como queria, tenho de aperfeiçoar a técnica e mais paciência hehe
    Deliciosas as fotos.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Inês!
      Obrigada pela simpatia...ainda bem que gostaste!
      Acho que tive sorte de principiante! ;)
      Beijinho

      Eliminar
  9. Uau! Ficou lindo, o teu bundt Sílvia! Um zebrinha bem perfeito, parabéns!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Nunca fui dotada para a cozinha. No entanto, desde que descobri o seu blog, tenho estado imparavel .
    Já fiz as madalenas , ficaram boas! As barras de granola, que repito a cada semana .
    Hoje fiz este bundt cake. Está no forno, a ver como sai...
    Por sua causa vamos ficar numas bolas ;)
    Muito obrigada!
    Isi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Isi!
      Com um grande sorriso nos lábios fiquei, quando li estas palavras simpáticas!
      Fico imensamente feliz por saber que já fez algumas receitas que aqui partilho!
      Gostava muito que partilhasse as fotos para eu ver!
      E o Bundt? Ficou bom?
      Espero que tenha gostado!
      Beijinho grande e obrigada , mais uma vez, por confiar!

      Eliminar
    2. Eu é que agradeço querida Silvia !
      O bolo ficou delicioso, mas creio que ficou pouco tempo no forno, não se comparou em aspecto ao seu. Na próxima vez, melhor!
      Quando fizer alguma receita sua envio foto pelo facebook!
      Beijinhos e OBRIGADA!
      Isi

      Eliminar
  11. Que beleza! Isso é arte :P Imagino a felicidade!
    Deve ser mesmo bom :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando cortei a primeira fatia fiquei mesmo feliz! ;)
      Beijinhos, Avelã!

      Eliminar
  12. Eu adoro estes bolinhos zebra!! Ficam tão lindos :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Olá Silvia,
    Cá estou eu finalmente a comentar a zebra perfeita...
    Muito não há a dizer, pois venceu o Bundtmania das zebras e isso diz tudo sobre ela. Esta receita foi também a minha primeira tentativa e não zebrou nada e depois de ter experimentado mais 2 receitas diferentes em que a segunda também não resultou e a terceira foi a que publiquei e não era nada de jeito, voltei a fazer esta, por teimosia e não é que saiu linda?? Sinceramente...
    Bom, parabéns minha querida e obrigada por estares presente nas nossas bundtmanias.
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que tive sorte de principiante, Lia.
      Obrigada por nos desafiarem todos os meses a sairmos da nossa zona de conforto e aventurar-nos com coisas diferentes!
      Beijinho grande!

      Eliminar
  14. Gosto e muito de Bolos Zebras...ainda não entrei nesta especialidade, mas um dia vou tentar vencer o medo!
    Bem eu não me importava nada de trocar por uma fatia zebra, o meu de morangos.
    Vou enviar algumas formigas com a prova do meu para ti, e tu vais enviar a prova do teu pelas mesmas formigas o que achas? :D

    Beijinhos e obrigada pelo carinho...uma boa semana. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida Angelina!
      Claro que troco contigo! Combinadíssimo!
      Obrigada eu pela tua simpatia!
      Beijinhos

      Eliminar
  15. LINDO lindo lindo o teu zebradinho :-)
    Uma fotografias com charme e uns talheres iguais aos meus, lindos e cheios de histórias antigas.
    Beijinhos
    CláudiaV

    ResponderEliminar
  16. Olá , ontem fiz o meu zebradinho seguindo a sua receita ( pus menos açucar por uma questão se saúde), dicou otimo.
    Muito obrigada pela partilha.
    Bjs
    Noémia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Noémia!
      Fico contente por saber que o bolo saiu bem!
      Tenho pena de não ver!
      Eu é que agradeço a simpática visita.
      Beijinho

      Ps. Realmente a receita é um pouco calórica... e a original ainda é mais!

      Eliminar
  17. Olá Silvia,

    O teu Bundt está fabuloso ! :)
    Nota-se o efeito zebrado na perfeição, pelo que te saíste lindamente na tua estreia de bolos zebra ! :)
    Muitos parabéns por teres vencido o desafio, foi totalmente merecido pois o teu bolo está fantástico e muito apelativo !

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  18. Bom Dia
    O Bundt ficou um encanto. Quando se vê o seu interior perfeito de bolo zebra é fabuloso.
    Bom fim se semana.
    Noz moscada e gengibre

    ResponderEliminar
  19. Olá,
    Conheci o blog à pouco tempo e fiquei fã, adoro as receitas e as fotos são geniais.
    Este bundt ficou fantástico.
    Parabéns pelo óptimo trabalho.
    Carlos Bessa,
    http://cozinharomatica.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/blogcozinhaaromatica

    ResponderEliminar
  20. Ciao !!!

    esta bela rosquinha, uma xícara de farinha equivale a quantas gramas?
    Espero que o trudionne não contém muitos erros!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Francesca.
      1 xícara de farinha equivale a 240 ml.
      Espero que goste do bolo!
      Beijinho!

      Eliminar
  21. Parabéns!
    Puro requinte! Muito inspirador ... e tão tentador!
    Adorei!
    Fabuloso grata por esta magnifica partilha!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  22. Bolos em dois tons ficam sempre giros (mesmo que não corram exactamente como planeado! haha).
    E as fotos ficaram óptimas! :)

    Beijinhos e uma boa semana

    ResponderEliminar

Deixe aqui os seus comentários e/ou perguntas.
Obrigada pela visita!