quarta-feira, 12 de março de 2014

Madalenas de Chocolate





Confesso que desde que tenho o blog (vai fazer este mês um ano!) raramente, mas mesmo raramente tenho comprado bolachas, bolinhos e afins. A única excepção são mesmo as bolachas Maria ou os palitos La Reine (se quiser fazer tiramisù).
Tenho reduzido ao mínimo a presença de comida processada cá por casa e esta é uma das coisas boas que o blog trouxe.
Claro que gosto de biscoitos, de bolinhos...enfim, gulodice não me falta. A verdade é que me habituei a confeccionar estas coisas em casa e, sem esforço ou sacrifício, passo pelos corredores de supermercado apetrechados de sacos, pacotes, caixas, resmas de gulodices... sem parar e sem sucumbir à tentação.
Claro que é mais prático agarrar num pacote de madalenas do que fazê-las em casa, dirão. Mas não é a mesma coisa e num instante se fazem 2 dúzias de deliciosas madalenas, para além de perfumarmos a casa toda com um cheiro irresistível!
Portanto, abaixo os corantes, conservantes, emulsionantes, intensificadores de sabor, excesso de sal, de açúcar, etc, etc...!
Vamos cozinhar comida verdadeira e caseira!














Receita retirada do livro "Cake" da Rachel Allen


Ingredientes: (faz 24)

100 g de farinha sem fermento (tipo 55)
1/2 c. de chá de fermento em pó
100 g de açúcar
2 ovos caseiros
2 c. de sopa de cacau magro em pó
100 g de manteiga
1 c. de chá de aroma de baunilha

Cobertura (opcional)
100 g de chocolate (negro)
coco ralado



Preparação:

Untar e polvilhar de farinha, dois tabuleiros de madalenas.
Misturar a farinha com o fermento e o cacau.
Bater o açúcar com os ovos até obter uma mistura clara e bem cremosa.
Incorporar delicadamente a mistura de farinha peneirada no preparado anterior.
Adicionar a manteiga derretida e a baunilha e envolver sem bater em demasia,para que as madalenas fiquem fofas.
Encher os moldes das madalenas, usando uma colher (encher cerca de 2/3).
Vão ao forno a 180 ºC durante cerca de 15 min.
Deixar que as madalenas arrefeceçam completamente.
Derreter o chocolate e mergulhar aí a ponta das madalenas,  passando depois pelo coco ralado.
Deixar repousar para secar.


- 24 madalenas
- prato ( bolos, sobremesa)
- tempo de preparação (30 min.)
- dificuldade (*)
- vegetariano (não)
- para crianças (sim)
- ingrediente principal (chocolate)






















45 comentários:

  1. Não podia estar mais de acordo!
    Se podemos fazer nós mesmo estas pequenas delicias, porquê recorrer ao que é pior para nós? Já chega quando não temos alternativa!
    Ficaram mesmo bonitas estas madalenas, ainda hoje estive a namorar uma forma destas! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São mesmo saborosas!
      Obrigada por teres passado por aqui!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Concordo contigo, raramente compro bolachas .
    Só mesmo a bolacha maria para fazer as bases de semifrios.
    Essas madalenas ficaram lindas
    Para mim quero com cobertura de chocolate
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, São
      Acho que neste momento há muita gente que está a voltar-se para a alimentação mais saudável e a deixar de lado os produtos processados, até por uma questão económica.
      Obrigada e um beijinho

      Eliminar
  3. Adoro! Que coincidência, o meu livro "Cake" chegou hoje! Há imenso tempo que o namorava!! Tem coisas lindas e fantásticas!
    Concordo contigo, faço imensas coisas em casa, bolos e bolinhos, muito raramente compro bolos.
    As tuas madalenas ficaram mesmo apetitosas!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há nada como a comida caseira feita com dedicação!
      Beijinhos e obrigada!

      Eliminar
  4. Concordo com a São, para mim são as com cobertura de chocolate e coco.
    Hummm devem ser deliciosas.
    Vou levar a receita comigo Sílvia.
    Adoro as receitas da Rachel Allen.
    Beijocas Doces

    ResponderEliminar
  5. Olá Silvia,
    Pois por aqui acontece exactamente o mesmo. Bolinhos, bolachas e afins, é tudo caseiro e não caio na tentação de comprar os do supermercado.
    O mesmo acontece com outros produtos e sabes uma coisa? Quando ainda estava aí em Portugal, tinha pavor de fazer molho béchamel, pois achava sempre que iria correr mal e então comprava sempre aqueles pacotes de béchamel da Parmalat que eram os que tinham um sabor menos artificial. Bom, pergunta-me agora se seria capaz de voltar a comprar béchamel de pacote???? NUNCA!!!
    Madalenas, adoro e também faço sempre em casa e como essa receita não tem, conto-te 2 segredos que aprendi com o Chef Michel Roux na televisão e que faz com que fiquem ainda mais perfeitas. Quando derreteres a manteiga, deixa-a ir ao ponto de "beurre noisette" e quando acabares de fazer a massa, deixa-a repousar por 30 minutos no frigorífico. Segundo este mestre da culinária, estes dois passos podem fazer muita diferença em termos de textura, na confecção de Madalenas...
    Ficaram lindas, perfeitas e apetitosas estas tuas.
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Lia!
      Que bom saber que há tanta gente a pensar como eu!
      Por acaso sempre fiz béchamel (aprendo com a minha mãe) e apenas 1 vez comprei por curiosidade e não gostei nada!
      Obrigada pelas dicas em relação às madalenas! Na próxima vez vou testar!
      Beijinho grande

      Eliminar
  6. :) Olha pois comigo acontece a mesma coisa! E quando aqui em casa, não há nada na lata, temos um problema!
    Às vezes dou com algum pacote perdido de bolachas digestivas no armario! E se nao houver das outras como, mas nao é a mesma coisa!
    Ja queria eu tempo para poder fazer mais coisinhas!!! Mas sigo sem sucumbir a essas prateleiras do supermercado!
    Mas sucumbida estou eu às madalenas, né? Oh se estou!!! E há lá melhor que comer esses bolinhos feitos por nós?? Nao, nao há!!!
    Estou contigo nisso da comida caseira e verdadeira!
    Beijinhos,
    Mena.
    PS - Prepara o volluto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida Mena!
      É sempre bom ver-te por aqui!
      Fico contente por teres gostado!
      Beijinho grande!

      Eliminar
  7. Olá Sílvia,

    esse livro deve ser fantástico e cheio de coisas boas, está nas preferências mas não será para já:(
    pois também está quase a fazer um ano que tenho o blogue e é das melhores experiências, embora cada vez tenho menos tempo para ele e há semanas que é uma ginástica intensiva.
    Madalenas de chocolate que lindas e gulosas gosto tanto e este formato como eu gosto, muito lindas.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sandra.
      Obrigada por passares por aqui e deixares as tuas palavras simpáticas!
      Fico contente por gostares da minha sugestão!
      Beijinho grande!

      Eliminar
  8. ficaram com um aspecto fantástico! super apetitosas :))

    ResponderEliminar
  9. Estava eu a pensar, onde é que já vi esta receita?! que despistada! Já quando as vi no programa fiquei encantada com elas, e agora com as tuas fotos lindas, que vontade de comer um agora, ai, ai.
    E tens razão, as coisas feitas em casa são mil vezes mais saborosas do que as de compra. Ando a precisar é de uma boa receita de bolacha maria, que é a única bolacha que o mais novo gosta, para não comprar mais pacotes de bolachas no supermercado :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Gori!
      Tens razão...falta mesmo uma boa receita de bolacha Maria!
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Cá em casa também é assim, especialmente por causa do meu terroristinha mais velho que adora comer uns miminhos da mãe. As madalenas estão verdadeiramente apetecíveis :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Susana!
      Obrigada pela visita e simpatia!
      Beijinho grande!

      Eliminar
  11. Que maravilha! Estão verdadeiramente tentadoras :) Hoje também fiz uma receita inspirada numa da Rachel Allen.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho-a inspiradora! Adoro o livro!
      Obrigada, Leonor, por aqui passares!
      Beijinhos

      Eliminar
  12. Não poderia concordar mais contigo! Uma das grandes vantagens de ter um blog foi exatamente isso - passar pelos corredores dos doces e nem sequer pegar num pacote de bolachas para trazer para casa. Penso como tu é muito melhor fazer em casa com os produtos que tão bem conheces e o sabor é inigualável!
    As tuas madalenas estão lindos e molhadas no molho de chocolate estão uma gulodice pegada!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente por ver que muitos pensam como eu!
      Abaixo os alimentos processados! ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  13. Que receita fácil e que aspeto fabuloso Sílvia!!
    Ainda compro bolachas e coisas afins mas cnfesso que, cada vez mais, especialmente desde que tenho o blogue também, tenho feito coisinhas dessas boas aqui por casa :) Os queques e os muffins pouco duram por aqui ;)
    Vou experimentar de certeza esta receita para ter aqui por casa umas madalenas bem caseirinhas :)
    Beijinhos,

    Vânia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Vânia!
      Obrigada pela simpatia!
      Vais gostar desta receita...é óptima!
      Beijinho

      Eliminar
  14. Que lindas e gulosas ficaram estas madalenas

    ResponderEliminar
  15. Silvia, vc tem toda razão, biscoitos caseiros são incrivelmente mais saborosos, ficam lindos e ainda há o prazer do "feito por mim"!!rsrs
    Bj

    ResponderEliminar
  16. Sílvia, que lindas!! Estão perfeitas as tuas madalenas... e as fotografias... bem, ando aqui para cima e para baixo entre a leitura e as fotografias, até fiquei tonta! ;) Ou isso, ou foi a visão das madalenas face ao meu estado de privação de doces! :P
    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol, Mª João!
      Fico contente por gostares das madalenas...São realmente gulosas. Literalmente, voaram do frasco!
      Beijinho grande

      Eliminar
  17. Que delícia e que bom aspeto! Nunca fiz madalenas (nem tenho tabuleiro), mas gosto bastante e devem ser muito melhores feitas em casa! E é verdade, depois de uma pessoa ver o que se pode fazer em casa...:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma receita fácil e rápida de fazer, Avelã! Experimenta! Podes usar formas de queques!
      Beijinhos

      Eliminar
  18. Uma pessoa abre este blog e apetece fazer tudo. Tudinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sílvia!
      Que bom ler as tuas palavras! Fico contente por gostares!
      Beijinho!

      Eliminar
  19. Sílvia,
    não podia estar mais de acordo. as bolachinhas e afins sabem bem melhor e são mais saudáveis quando feitas com a amor na nossa cozinha :)
    Também já fiz madalenas, mas em forminhas de queques pequenos porque não tenho forma própria... tenho mesmo que comprar porque esse formato torna-as tão delicadas.
    Adorei a receita das madalenas de chocolate :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Isabel!
      Fico contente por aqui estares e teres gostado desta partilha.
      Beijinho grande!

      Eliminar
  20. As receitas da Rachel nunca deixam ficar mal. Que ricas madalenas!

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha


    ResponderEliminar

Deixe aqui os seus comentários e/ou perguntas.
Obrigada pela visita!