domingo, 30 de março de 2014

Brie com Nozes e Cebola vermelha & Crackers de Manjericão





Tenho uma adoração por queijos!
Talvez por me terem ensinado a apreciá-los desde pequena, talvez por ter vivido os meus primeiros anos de vida em França, que por sinal faz alguns dos melhores queijos do mundo!
A verdade é que adoro!
Gosto de os combinar com fruta, compotas, frutos secos, ervas frescas...enfim...as possibilidades são imensas.
Trago aqui uma das minhas entradas favoritas.
Alguns poderão achar estranho eu ter utilizado cebola, mas asseguro-vos que funciona na perfeição!
A doçura da cebola, o salgado e cremosidade do queijo, o crocante das nozes...tudo se combina para dar origem a uma entrada deliciosa e tão simples de fazer.
E para acompanhar sugiro estas Crackers caseiras aromáticas que são uma delícia!

Obrigada à Président, pela simpática parceria! 
Vai ser delicioso confeccionar receitas com os vossos queijos!













Ingredientes:

1/2 cebola vermelha
azeite q.b.
2 c. de sopa de água
2 c. de sopa de vinagre balsâmico
1 c. de sobremesa de açúcar
1/2 cálice de Vinho do Porto
miolo de noz q.b.

(Crackers)

200 g de farinha
60 g de margarina vegetal
2 ovos médios caseiros
1 pitada de sal
2 c. de chá de manjericão seco



Preparação:

Cortar a cebola em finas rodelas e colocá-las numa frigideira ao lume com um pouco de azeite.
Deixar cozinhar um pouco até a cebola começar a ficar translúcida e juntar a água.
Adicionar o vinagre balsâmico, o açúcar, o Porto e deixar reduzir.
Aquecer o forno a 180 ºC.
Colocar o Brie num recipiente que possa ir ao forno.
Deitar a cebola caramelizada por cima e cobrir com miolo de noz.
Vai ao forno durante cerca de 15 min.
Servir imediatamente.


(Crackers de manjericão)

Num recipiente, colocar a farinha, sal, manjericão e manteiga amolecida.
Abrir uma cova no meio e adicionar os ovos batidos.
Incorporar tudo, começando no centro e amassar até obter uma massa homogénea e macia.
Se tiver um robot de cozinha poderá utilizá-lo para fazer  a massa.
Polvilhar uma bancada de farinha e estender a massa de modo a ficar com uma espessura fina.
Picar a massa com um garfo.
Cortar a massa no formato que preferir.
Vai ao forno, num tabuleiro forrado com papel vegetal, a 180 ºC durante 12-15 min (retirar assim que as crackers começarem a ganhar cor).



- 4-6 pessoas
- prato ( entrada)
- tempo de preparação (30 min.)
- dificuldade (*)
- vegetariano (não)
- para crianças (sim)
- ingrediente principal (queijo)
























13 comentários:

  1. Excelente aspecto! Não sou muito fã de queijos mas até nem me importava de experimentar esta receita. E as bolachinhas devem ser uma delícia.
    Vou levar a receita comigo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adoroooo queijo, é realmente dos meus ingredientes favoritos!! Fiquei a olhar para este post mais tempo do que o normal sinceramente, e acho que estou cheia de tanta água na boca Sílvia :) E, ainda por cima, não tenho cá nenhum queijinho em casa para ir já "matar" esta gula ... mas levo comigo essa receita de crackers, adorei :)
    Beijinhos e um excelente domingo *
    Vânia

    ResponderEliminar
  3. Silvia, esta entrada é uma maravilha! Eu também adoro queijo e fiquei deslumbrada! Mas o que me encantou verdadeiramente, foram as crackers caseiras... Nunca imaginei que fosse tão simples fazê-las e as tuas ficaram lindas e apetitosas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que bom aspeto, mesmo! Adoro esse queijo :) Por acaso queijo é o único lacticínio que me agrada, não gosto muito de leite nem de iogurtes. Adoro queijo fresco, por exemplo! Mas costumo comer mesmo simples, numa tosta, quase nunca junto nada.
    As crackers parecem meeesmo boas!

    ResponderEliminar
  5. este é um daqueles petiscos irresistíveis! simplesmente perfeito...

    ResponderEliminar
  6. As tuas fotos estão deslumbrantes! Gostei da combinação do queijo com a cebola roxa. Fiquei maravilhada com os teus crackers. Nunca fiz, acreditas, e parece tão fácil, especialmente com a ajuda do robô de cozinha, como tu dizes.
    Excelente entrada!
    Beijinhos e bom domingo!
    Patrícia

    ResponderEliminar
  7. Uma maravilha....para mim seria uma refeição completa. Excelente sugestão.
    Bjs
    Boa semana.

    ResponderEliminar
  8. Sugestão deliciosa, farei os crackers com certeza e a apresentação está belíssima!
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  9. Também tenho uma paixão por queijos... e já estou a salivar :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Bem no que toca a queijos jogamos então na mesma equipa! Adoro queijos! A tua sugestão é simplesmente fantástica! Conjugar queijo, compota de cebola e nozes é sublime!! Engraçado tenho uma sugestão para sair esta semana com uma ideia similar! :)

    ResponderEliminar
  11. Olá Sílvia

    não vivi em França nunca mas também adoro queijos:) se há algo que me prende como um bolinho é uma boa mesa de queijos com compotas e pão.
    Gostei desta sugestão, simples e um petisco diferente e eu adoro cebola:)

    beijinho

    ResponderEliminar
  12. Sou como tu, adoro queijos! São deliciosos e dão para fazer pratos deliciosos!
    Achei a ideia da compota de cebola divinal e essas crackers devem ser tão boas!
    beijinhos e obrigada pelas tuas palavras no blog

    ResponderEliminar
  13. Olá Silvia,

    Fotos belíssimas para uma entrada invulgar e decerto deliciosa, pois que também eu adoro queijos, cada vez mais !
    Esta combinação é fantástica e está lindamente acompanhada pelas crackers que também denotam um sabor delicioso ! :)
    Uma proposta excelente ! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Deixe aqui os seus comentários e/ou perguntas.
Obrigada pela visita!