domingo, 15 de setembro de 2013

Ricotta caseira e doce de abóbora com amêndoa



Hoje temos um post duplo!
O meu primeiro doce de abóbora e a minha primeira ricotta...
Juntos complementam-se de modo perfeito e reconfortante numa (ou mais...) saborosa fatia de pão.
A experiência com o queijo correu muito bem...apesar de não ter termómetro para controlar a temperatura do leite (acho que tive sorte).
Quanto ao doce...nada mais fácil...e quando a abóbora vem da hortinha dos sogros...só podemos obter algo delicioso!
Bem, chega de conversa e vamos às receitas!



Doce de abóbora 

Ingredientes:

1.6 kg de abóbora em pedaços
900 g de açúcar
1 pau de canela
100 g de amêndoa em palitos
frascos e tampas esterilizadas

Preparação:

Num tacho, colocar a abóbora em pedaços pequenos juntamente com  o açúcar e o pau de canela.
Levar ao lume e deixar cozinhar em lume brando (deixei cozinhar entre 1,5 h e 2 h até atingir o ponto de estrada -  ao passar com a colher de pau na base do tacho, forma-se uma espécie de "estrada" que deixa ver o fundo).
Juntar as amêndoas (previamente tostadas numa frigideira) e envolver.
Encher os frascos até ao cimo com o doce preparado, fechar muito bem e virá-los ao contrário (para que se crie vácuo), deixando-os nesta posição pelo menos 24 h.

nota: para esterilizar, fervi os frascos e tampas durante 20 min e depois os frascos foram ao forno a 150 ºC durante 10 min. Enchi os frascos quando tudo estava ainda quente.


Queijo ricotta 

Ingredientes: (rendeu 200 g)

1 litro de leite do dia (pasteurizada)
1 c. de café de sal
50 ml de sumo de limão

Preparação:

Aquecer o leite num tacho e deixar que atinja cerca de 90 ºC, isto é, não deixar que ferva.
Deve utilizar-se um termómetro, mas como eu não tinha, fui mexendo o leite com uma colher de pau até que há uma altura que o leite parece que "engrossa" ligeiramente e forma uma espuma muito fina... Foi então que tirei o tacho do lume .
Adicionar o sumo de limão e deixar repousar uns 10 min.
Coar num passador com um pano de algodão fino durante uns minutos (se quiser o queijo mais seco, deixa-se mais tempo a coar).

Nota: o sal é opcional, podendo ser adicionado na altura que o queijo estiver a ser consumido. Li algures que o rendimento poderá ser maior se não juntarmos o sal ao leite.








38 comentários:

  1. Adoro doce de abobora ,fiz apenas uma vez com nozes.
    Gostei muito do teu.
    Ricotta nunca fiz mas achei a tua uma delicia.
    Essa fatia de pão esta muito tentadora,esta mesmo a pedir uma dentada
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, São. Eu sou uma gulosa por estes doces e queijinhos...delícia. O doce com nozes também é óptimo!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Mas que delícia de aspecto! E eu adoro requeijão com doce de abóbora!!
    Parece-me mto interessante essa receita de ricota :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não rendeu muito, mas é bom e rápido de fazer.
      Obrigada e beijinho

      Eliminar
  3. Olá de novo! Gostei tanto do seu blog que agora é outro dos que não falho um dia sem cá vir!
    2 questões /dúvidas , porque tostou 1º as amêndoas? é para conservar mais o doce? 2º quanto tempo conserva a ricotta depois de feita e que quantidade dá com as quantidades que fez? Obrigado.Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Elsa. Optei por tostar as amêndoas porque gosto mais do aroma e sabor delas quando são tostadas (faço numa frigideira e basta começar a ficarem ligeiramente douradas)e acho que assim elas ficam mais firmes no doce. A ricotta depois de feita aguenta-se 1 semana no frigorífico (vou colocar esta informação no blog..
      Elsa, obrigada pela simpatia e pelas questões. Sempre que eu puder ajudar é só perguntar!
      Beijinhos

      Eliminar
    2. A ricotta rendeu cerca de 200 g. Mas já li que se não adicionar o sal ao leite, como fiz, rende mais... Na próxima vez experimento para ver se é verdade.
      Beijinho

      Eliminar
    3. Obrigado pelos esclarecimentos! Acho que vou experimentar essa ricotta.Não me sai da cabeça ;)!

      Eliminar
  4. Olá Sílvia!
    Já fiz a receita de ricota caseira com vinagre e com limão... gosto mais desta versão, como fizeste! Fica muito boa! E com esse doce, está uma tentação!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Mª João! Acho que não volto a comprar ricotta...esta fica tão boa!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Como às vezes coisas tao simples nos enchem a alma!!! jÁ viajei contigo... Pelos sabores! O doce de abóbora que fazia a ama que me guardava qd era mais pequena, era do melhor! E agora ao ver o teu, lembrei-me dele! Tem uma cor e uma textura fantastica!! Os doces caseiros sabem sempre tão bem!
    E agora essa ricotta é que me deixou de pedra!!! Sera desta que mato saudades por aqui!!!
    Havia um restaurante em Viseu, onde costumava ir, e que a sobremesa era sempre, mas sempre, algo do género! Adorei!
    Um beijinho,
    Mena.

    PS - Nao te esqueças da broa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Modéstia à parte, mas o doce ficou mesmo muito bom! E que guloso é barrarmos uma fatia de broa com queijinho caseiro e com um bela dose de doce de abóbora!
      Beijinhos e obrigada...e sim, não me esqueço da broa!
      Beijinhos , Mena!

      Eliminar
  6. Olá Sílvia, a ricota pode ser feita com leite do dia magro?
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá , Sandra!
      Sim, podes fazer com leite magro. Poderá não ficar tão cremosa como se usasses o leite gordo ou meio gordo, mas dá perfeitamente para fazer.
      Beijinho e obrigada pela visita!

      Eliminar
  7. Ora aí está uma coisa que não me lembraria de fazer...queijo. E estão ambos com um aspecto delicioso, uma combinação perfeita!
    Beijinhos
    Lena

    ResponderEliminar
  8. Nunca fiz ricotta mas ando cheia de vontade de experimentar,
    uma fatia de pão com ricotta e a compota..humm que maravilha!
    gostei muito das foto ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Também eu andava para experimentar há imenso tempo. Como correu bem...vou voltar a fazer!
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Olá

    Ainda este fim de semana tive para experimentar fazer queijo ricotta. Depois de ver o teu fiquei ainda com mais vontade.

    Beijinhos
    http://pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Ca estão duas coisas que eu adoro comer juntas...queijo fresco com compota. Eu também estou a espera do halloween para comprar as aboboras para decorar a casa e aproveitar o interior para fazer compota. Geralmente também faço com amêndoa, que eu adoro. Adorei a sugestão e combinação.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Eu também adoro esta combinação...é mesmo gulosa!
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Nunca fiz ricotta, mas ficou fantástico e com a compota.. perfeito!

    ResponderEliminar
  12. Olá Silvia :)

    Um dois em um perfeito ! A cor do doce é linda ! :)
    Para degustar em conjunto, sem pressas, com gulodice e para saborear em conjunto...
    Adorei tanto o doce como o queijo, hei-de experimentar, também não tenho termómetro ! :)

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Isabel. Acho que descreveste bem esta gulodice!
      Beijinhos

      Eliminar
  13. Olá Silvia!

    Estou rendida a esta dose dupla de sabores que nos apresentas. Nunca fiz ricotta, mas fiquei com vontade de fazer porque a tua tem tão bom aspecto!
    O doce de abóbora com amêndoas nunca fiz. Costumo fazer com nozes.

    É uma gulodice para as papilas gustativas! nham...nham...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bom...A experiência com a ricotta correu bem...vou repetir mais vezes! Quanto ao doce...simplesmente adoro! Experimenta fazer com amêndoa!
      Beijinhos e obrigada

      Eliminar
  14. que bom! nunca fiz ricotta em casa! dá para fazer com leite magro também?

    já viste o passatempo a decorrer no meu blogue: http://limited-edition-since2012.blogspot.pt/2013/09/passatempo-conservas-nero-e-limited.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá para fazer com leite magro...poderá não ficar tão cremosa,mas fica boa também!
      Vou cuscar o passatempo!
      Beijinhos

      Eliminar
  15. Uma delícia de sugestão. Adoro ricotta e adoro doce de abóbora. Aliás, é o meu doce favorito!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  16. Olá Sílvia,
    Adoro doce de abóbora, o teu ficou com uma cor linda.
    Esta ricotta está com uma textura excelente, vou levar a receita.
    Uma fatia de bom pão com esse recheio, não poderia ser mais reconfortante.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que reconfortante é a palavra certa.
      Beijinhos, Isabel!

      Eliminar
  17. Que combinação de sabores perfeita! Ando há algum tempo para fazer ricotta em casa.

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Ana. Experimenta que é delicioso!
      Beijinhos

      Eliminar
  18. Descobri só hoje o seu blogue e já sou sua seguidora, muitos parabéns, é fantástico e irei passar mais vezes por aqui!

    ResponderEliminar

Deixe aqui os seus comentários e/ou perguntas.
Obrigada pela visita!