sexta-feira, 18 de abril de 2014

Tsoureki - Folar tradicional Grego




Adoro folares! Sou fã! 
A primeira vez que me aventurei a fazer um folar foi no ano passado e a experiência correu bem.
Este ano, quis repetir a experiência...mas fiz um folar diferente!
Escolhi um folar que é uma espécie de brioche, muito popular na Grécia.
É costume decorar este pão doce com ovos vermelhos (o meu perdeu um pouco a cor...), em que a cor representa o derramamento de sangue de Cristo. O próprio pão simboliza a Ressurreição de Cristo, pois a farinha ganha vida ao transformar-se no pão.
História e tradições à parte, a verdade é que este folar é simplesmente delicioso!
É tão perfumado e delicado, tão saboroso e irresistível que é difícil comermos apenas uma fatia.
Perfeito para um pequeno-almoço, lanche...para qualquer altura do dia!
Aconselho esta receita fantástica. Tenho a certeza que vão gostar!
Eu adorei...

É verdade, deixo aqui um agradecimento especial ao meu filho mais velho por me deixar utilizar o Coelhinho da Páscoa nas fotos!  Obrigada, R. !














Adaptado da revista Jamie - Revista com as melhores receitas do ano 2013



Ingredientes: (2 folares)

300 ml de leite
1 pacote de fermento padeiro granulado (11 g)
80 g de margarina vegetal
650 g de farinha
1/2 c. de chá de sal fino
100 g de açúcar
raspa da casca de 1 laranja
45 ml de sumo de laranja
2 ovos caseiros
1 ovo cozido (colorido)



Preparação:

Amornar o leite num pequeno tacho.
Deitar cerca de 3 c. de sopa do leite numa chávena e misturar o fermento.
Derreta a margarina e junte-a ao leite. Deixar arrefecer.
Num recipiente, colocar 150 g de farinha, a raspa da casca de laranja, o sal e 1 c. de chá de açúcar.
Adicionar a mistura de fermento e a de leite e misturar tudo muito bem (obtemos uma espécie de polme).
Tapar e deixar repousar por 20-30 min.
Juntar a restante farinha, açúcar, sumo de laranja e os ovos batidos.
Misturar bem.
Trabalhar a massa com uma colher de pau ou mesmo com as mãos (a massa estará mole), batendo-a durante uns 5 minutos ( cansa um pouco, mas tem que ser!).
Incorporar um pouco de farinha e numa superfície limpa, tender a massa mais uns minutos (a massa ainda ficará um pouco peganhenta).
Colocar num recipiente, tapar e deixar levedar 1h30, altura em que terá dobrado o volume.
Na superfície de trabalho, amassar mais um pouco, adicionando farinha se necessário.
Dividir a massa em três porções.
Formar 3 rolos do mesmo tamanho (cerca de 30 cm de comprimento) e entrançar.
Colocar o ovo cozido no meio e levar a trança a levedar num tabuleiro forrado com papel vegetal durante meia hora.
Levar ao forno a 180 ºC por 20 min.
Pincelar o folar com ovo batido e voltar a colocar no forno por mais 15-20 min.




- cada folar dará 12 fatias
- prato ( pão doce, bolo)
- tempo de preparação (60 min.)
- dificuldade (**)
- vegetariano (não)
- para crianças (sim)
- ingrediente principal (ovos)
- festividade (Páscoa)































terça-feira, 15 de abril de 2014

Bolo de Amêndoa e Morangos





Adoro oferecer bolos de aniversário.
Faço os bolos dos filhos, do marido, da sogra e do sogro, do pai e da mãe...
Gosto. 
Faço com carinho e na esperança de receber em troca um sorriso! Um sorriso é mais que suficiente!
Ontem o meu pai fez anos e foi este bolo que fiz para celebrar a data especial.
Um bolo simples (que não leva farinha!), delicioso e bem vestido! 
E sim...recebi o tal sorriso em troca!
Parabéns, Pai!












Receita adaptada do livro "Cake" da Rachel Allen




Ingredientes:

7 ovos caseiros (tamanho médio)
200 g de açúcar
220 g de amêndoa moída (se preferir pode substituir a amêndoa por avelã ou nozes)

(cobertura)
200 ml de natas frescas 
2 c. de sopa de açúcar em pó
250 g de morangos frescos
e algumas framboesas


Preparação:

Separar as gemas das claras e reservar estas últimas.
Bater as gemas com o açúcar até obter um preparado cremoso e claro.
Adicionar a amêndoa e misturar (a mistura ficará um pouco espessa).
Bater as claras até ficarem firmes.
Misturar as claras à mistura de ovos com cuidado (no início será necessário adicionar uma maior quantidade de claras para que seja mais fácil de incorporar).
Deitar a massa numa forma preparada (forrada na base com papel vegetal, untada e polvilhada de farinha nos lados).
Vai ao forno a 170 ºC durante 45 min.
Deixar o bolo arrefecer uns 10 min. na própria forma e depois desenformar e deixar arrefecer totalmente.
Bater as natas e juntar o açúcar.
Colocar as natas sobre o bolo, deixando uma pequena parte livre à volta do mesmo.
Decorar com metades de morangos e algumas framboesas.


- 12 fatias
- prato ( bolo)
- tempo de preparação (30 min.)
- dificuldade (*)
- vegetariano (não)
- para crianças (sim)
- ingrediente principal (amêndoa)








Consegui trazer uma fatia para vos mostrar o interior do bolo...
















quarta-feira, 9 de abril de 2014

Bundt Cake de Limão e Sementes de papoila






Como eu gosto de fazer bolinhos!
Há poucas coisas que superam aquele cheiro irresistível que fica pela casa toda, quando temos um bolo no forno! É inebriante, concordam?
Desta vez, saiu mais um Bundt Cake da minha humilde cozinha! 

A Mena, do blog "As Aventuras de uma Mamã" e a Lia, do blog "Lemon and Vanilla" lançaram o desafio e este foi o bolinho que escolhi levar para a 7ª Edição do BundtMania
O tema  desta edição é a "Primavera" e para mim, este Bundt é bem primaveril! Talvez pelo cheiro fantástico limonado, pela cor bonita, pelo pontilhado dado pelas sementes de papoila, pelo glacé refrescante que torna o bolo ainda mais mimoso...enfim...faz-me lembrar um bonito dia solarengo de Primavera!
Espero que as meninas gostem!













Receita adaptada do livro "Cake" da Rachel Allen


Ingredientes:

320 g de farinha sem fermento
1 c. de chá cheia de fermento em pó
300 g de açúcar
2 c. de sopa de sementes de papoila
1 pitada de sal
150 ml de óleo vegetal
4 ovos caseiros
1 c. de chá de aroma de baunilha
300 ml de leite meio-gordo
raspa de 1 limão médio

glacé de limão
100 g de icing sugar
2-3 c. de sopa de sumo de limão


Preparação:

Preparar a forma, untando-a e polvilhando-a de farinha.
Num recipiente, colocar a farinha, fermento, sementes, sal e açúcar.
Misturar.
Noutro recipiente, bater bem os ovos e juntar o óleo, leite, baunilha e raspa de limão.
Incorporar cuidadosamente este preparado líquido nos ingredientes secos.
Deitar a massa na forma.
Vai ao forno pré-aquecido a 180 ºC durante 55 min.
Para o glacé de limão basta misturar o açúcar com o sumo de limão, mexendo bem até ficar cremoso.
Depois do bolo arrefecer, deitar o glacé por cima de modo a obter um efeito engraçado de zig-zag.
Por fim, terminar a cobertura com sementes de papoila.



- 12-14 fatias
- prato ( bolo)
- tempo de preparação (30 min.)
- dificuldade (*)
- vegetariano (não)
- para crianças (sim)
- ingrediente principal (limão e sementes)

























domingo, 6 de abril de 2014

Queques de Brioche





Que eu adoro cozinhar, não é novidade nenhuma...!
Mas do que gosto mesmo é de fazer bolinhos...e estes queques saíram mesmo bem!
Estava preocupada com o resultado final...e, embora não tivessem ficado perfeitos como os da Lorraine Pascale, ficaram bonitos e com um ar rústico que os torna irresistíveis.
Perfeitos para um lanche de Domingo...ou de qualquer outro dia da semana. Perfeitos para um pequeno-almoço rápido, para levar na lancheira...enfim...prontos a comer em qualquer altura!
Deliciosos e feitos com amor!
O melhor de tudo foi ver os meus filhos a saborearem estes queques com satisfação...E se eles gostaram...a missão foi bem conseguida!
Sabe tão bem quando isso acontece.
Quem quer provar?













Adaptado do livro da Lorraine Pascale " Baking Made Easy"



Ingredientes:

500 g de farinha
4 c. de sopa de açúcar amarelo
1 carteira (11g) de fermento padeiro granulado
6 ovos caseiros
260 g de margarina vegetal
1 ovo batido para pincelar



Preparação:

Untar e polvilhar de farinha os moldes para os brioches.
A massa pode ser preparada à mão ou usando um robot de cozinha ou mesmo a máquina do pão.
Eu usei a última opção.
Introduzir na cuba, a farinha, açúcar e fermento.
Com a máquina a trabalhar, juntar os ovos batidos, dois a dois, deixando que fique bem misturado entre cada adição.
Depois dos ovos estarem todos incorporados, deixar a máquina misturar mais uns minutos.
Nesta altura a massa ainda estará dura e difícil de trabalhar
Amolecer a margarina que deverá ser introduzida pouco a pouco na massa (em 4-5 vezes), verificando que fica bem incorporada entre as adições.
Agora a massa já terá mudado de textura, estando bem macia e elástica.
Amassar até que a massa deixe de colar ao recipiente que a contém.
Se necessário juntar o mínimo de farinha, para não alterar muito a textura do brioche.
Dividir a massa em 2/3 e 1/3.
A porção maior é dividida em 12 partes iguais.
Moldar cada uma das partes em bolas e colocá-las nos moldes.
Com um dedo enfarinhado, fazer um buraco no centro.
Com a restante massa, moldar 12 pequenas bolas e dar-lhes na base uma forma pontiaguda.
Colocar a parte mais estreita dentro dos orifícios feitos com o dedo, ficando a parte superior (redonda) à superfície do futuro queque.
Deixar levedar cerca de 3 horas, em lugar morno, tapado com um pano ou película aderente.
Pincelar a massa com ovo batido.
Levar ao forno quente (200 º) durante cerca de 25 min., altura em que os queques estarão dourados e crescidos.



- 16 queques
- prato ( bolos)
- tempo de preparação (30-45 min.)
- dificuldade (**)
- vegetariano (não)
- para crianças (sim)
- ingrediente principal (ovos)



























quinta-feira, 3 de abril de 2014

Folhados de Queijo e Compota de Framboesa com Manjericão






Como eu gosto destas entradas com queijo! 
Queijo com massa folhada? Adoro! Com doce de framboesa aromatizado com manjericão fresco? Adoro duplamente!!!
Para os fãs de queijo como eu...difícil será resistir e ficar só por um folhado!
Proponho uma combinação divinal de sabores que gostava que experimentassem.
A combinação do doce/ salgado, aliado ao aroma do manjericão funciona na perfeição.
E claro, com uma marca de queijos de grande qualidade, como é a marca Président, só podia ter resultado numa entrada deliciosa...a repetir, seguramente!















Ingredientes: (4 folhados)

1 massa folhada rectangular
1 chávena de framboesas frescas ou congeladas
2 -3 c. de sopa de açúcar 
1 c. de sopa de sumo de limão
algumas folhas de manjericão frescas 
1 clara de ovo batida
1 gema de ovo batida


Preparação:

Levar ao lume, num pequeno tacho, as framboesas com o açúcar e sumo de limão.
Deixar cozinhar até as framboesas ficarem desfeitas e o preparado ficar com alguma consistência.
Retirar do lume e misturar as folhas de majericão picadas.
Reservar.
Aquecer o forno a 220 ºC com um tabuleiro dentro.
Cortar a massa folhada em rectângulos (cortei 8) ou noutro formato/ tamanho desejado.
Para cada folhado irá precisar de 2 porções de massa.
Cortar algumas fatias de Snack Président e colocar cerca de 4 fatias (de espessura média) sobre cada base de massa folhada, deixando alguma área livre à volta.
Cobrir com 2 c, de sopa do doce de framboesa preparado.
Pincelar com um pouco de clara batida em toda a volta e tapar tudo com outra porção de massa.
Pressionar com os dedos todo o bordo e com os dentes de um garfo, pressionar novamente para que a massa adira bem uma à outra (dá também um efeito bonito).
Fazer alguns furos na parte de cima da massa e pincelar com um pouco de gema de ovo.
Retirar o tabuleiro do forno já quente, forrar com uma folha de papel vegetal e colocar os folhados.
Deixar cozinhar no forno até dourar (cerca de 15 min.).
Servir quente com uma salada verde (usei rúcula e rábano).



- 4 folhados
- prato ( entrada)
- tempo de preparação (10 min.)
- dificuldade (*)
- vegetariano (não)
- para crianças (sim)
- ingrediente principal (queijo)



















terça-feira, 1 de abril de 2014

Bolo Podre de Estremoz






Abril, águas mil...diz o ditado.
Sem dúvida que este ditado tem imensa sabedoria, pois acabamos de entrar no mês de Abril com chuva. Bah...Estou fartinha da chuva!
Com a chegada de um novo mês, chega também mais um Dia Um...Na Cozinha (grupo do facebook).
O tema escolhido para esta 11ª edição foi "Doçaria Regional" e a verdade é que, por este nosso país fora, existem doces/bolos deliciosos, havendo muito por onde escolher.
Fiz um bolo tipicamente alentejano, o Bolo Podre.
Existem várias versões deste bolo, consoante a região e esta que vos trago é da cidade de Estremoz.
É um bolo muito saboroso e aromático. Perfeito para ser apreciado com uma fumegante chávena de chá.
Mel, laranja, canela, erva-doce...um quarteto perfeito para um dia de chuva e frio!
Querem a receita? 

















Receita retirada do site Doces Regionais


Ingredientes:

6 ovos caseiros
80 g de açúcar
125 g de mel ( usei o Mel Multifloral da Associação dos Apicultores do Concelho de Montemor-o-Novo)
75 g de margarina vegetal ( a receita original usa manteiga)
1 c. de chá de canela em pó
1 c. de chá de erva-doce em pó
raspa e sumo de uma laranja pequena
130 g de farinha sem fermento
1 c. de chá de fermento em pó
Açúcar em pó para polvilhar (opcional)



Preparação:

Separar as gemas das claras.
Bater as gemas com o açúcar até obter uma mistura cremosa e pálida.
Juntar a raspa de laranja, o mel e as especiarias.
Misturar tudo e adicionar o sumo de laranja e a margarina derretida.
Incorporar a farinha com o fermento.
Bater as claras em castelo.
Envolver cuidadosamente as claras na massa.
Deitar a massa numa forma untada e polvilhada de farinha.
Vai ao forno a 200 ºC durante cerca de 35 min (fazer o teste do palito).
Deixar arrefecer.
Pode regar o bolo com mel aquecido (eu preferi polvilhá-lo de açúcar em pó).



- 12 fatias
- prato ( bolo)
- tempo de preparação (30 min.)
- dificuldade (*)
- vegetariano (não)
- para crianças (sim)
- ingrediente principal (mel)