quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Estrela de Canela (Cinnamon Star Bread)




O Natal aproxima-se a passos largos e a ansiedade começa a aumentar. Os miúdos não param de falar no bendito dia e eu tento não me esquecer de nada para não ter que andar nas compras de última hora. 

São dias de reunião familiar, de colocar a conversa em dia, de comidinha boa com muitos doces à mistura. Confesso que me desgraço sempre nesta quadra natalícia, especialmente com os doces... que são a minha perdição. Nunca me livro de ganhar um quilo ou dois. Mas vale a pena... vale a pena esperar quase um ano para comer o nosso Bolo-Rei, as nossas filhós (ou filhoses?), os sonhos de abóbora, as azevias, os coscorões... enfim, são tantos os doces tradicionais que nos deliciam nesta época e faço questão de apenas os comer nesta altura do ano.

Aos seguidores do blog, deixo mais uma receita natalícia e os meus votos de um Feliz Natal. Que seja alegre, feliz e com uma mesa bem recheada. Feliz Natal!




quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Coroa de Natal (Christmas Wreath)



O Natal está à porta e, embora eu goste muito desta época de festas, a verdade é começa aquela ansiedade das compras para preparar a Consoada.  Como sou a anfitriã, quero que tudo esteja perfeito e delicioso... e a escolha da ementa pode tornar-se um desafio.

Desde sempre que me lembro de comer o tradicional Bacalhau cozido com couves na Véspera de Natal e faço questão de continuar com essa tradição. Aqui não há stress algum na escolha do menu. Já as entradas e sobremesas dão mais trabalho a definir porque não quero ser repetitiva e gosto de surpreender a família com coisas diferentes do habitual. Mas não se enganem... que os doces tradicionais também não faltam na minha mesa da Consoada!

Trouxe uma receita com um ar muito natalício que espero que seja do vosso agrado. Visualmente é um bolo bonito e asseguro-vos que é delicioso. É fácil de executar e vai ficar muito bem na vossa mesa de Natal!




quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Biscoitos de Aveia e Gengibre





Quem me conhece bem, sabe que o mês de Dezembro é um dos meus meses preferidos. Com este mês vem o frio, os casacos quentes, o chá e a mantinha no sofá, as decorações natalícias, o bolo-rei e as filhoses, as ruas iluminadas, a comidinha de forno reconfortante... enfim, associo o Dezembro a coisas boas.

Hoje decidi partilhar uma receita de biscoitos com sabores quentes e apropriados para esta época do ano. Quem consegue resistir a uma chavena de chá fumegante e a biscoitos de gengibre e canela? Eu não! 



quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Rolls de Abóbora e Noz



Deixo aqui um cheirinho a Outono bem reconfortante... pois estes rolinhos de Abóbora são simplesmente irresistíveis!

Este tempo frio pede comida de conforto e gulosa... o que, para mim significa ligar mais vezes o forno. É  tempo de belos assados perfumados, de bolinhos e tartes a cheirar a especiarias. E enquanto o cheiro se espalha por todos os cantos da casa, vou espreitando uma e outra vez pela porta do forno, a fazer figas para que a magia aconteça e o resultado seja o esperado.

Estes rolinhos têm um recheio diferente do habitual, mas que resulta muito bem. A abóbora e as especiarias dão um aroma outonal e quente, enquanto que a noz dá uma crocância irresistível a estes bolos.

Convencidos? Eu fiquei!




quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Tarte de Batata Doce com cobertura de queijo creme e canela




Nunca tinha usado a batata doce numa tarte... e devo confessar que fiquei surpreendida com a leveza e doçura desta sobremesa. A receita resulta e é uma séria candidata a estar presente na minha mesa da Consoada! 

Vi a receita no site Food 52  e, como tinha uma batata doce gigante para consumir, meti as mãos na massa e liguei o forno numa manhã chuvosa de domingo. 

A tarte é verdadeiramente outonal e reconfortante e o cheirinho a canela é irresistível. Perfeita para partilhar com a família e amigos, numa tarde chuvosa de Outono. Experimentem!



domingo, 9 de outubro de 2016

Vol au Vent de Farinheira e Maçã e um Showcooking no Alegro de Castelo Branco




No passado dia 25 de Setembro, estive em Castelo Branco, onde participei num Showcooking a convite do Centro Comercial Alegro. Esta era uma das várias iniciativas que o Alegro de Castelo Branco promoveu, a fim de celebrar a inauguração do novo espaço de restauração: Merenda 6000.

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Bolo Mármore de Alfarroba e Crumble de aveia




Um bolo caseiro tem o poder de nos colocar um belo sorriso na cara e no estômago. Concordam?

Tenho felizes recordações de bolos deliciosos preparados pela minha mãe (que é sem dúvida, uma cozinheira de mão cheia!) e agora, sou eu a criar essas recordações nos meus filhos... e fico tão, mas tão contente quando também eles ficam com um sorriso na cara assim se apercebem que há bolinho bom para o lanche! 

Arrisquei um pouco neste bolo... pois o sabor da alfarroba não é consensual. Há quem adore e há quem deteste! Tive sorte, porque ninguém se apercebeu deste ingrediente e, para os miúdos, este bolo era apenas um delicioso bolo de chocolate. Um bolo delicioso com uma crosta crocante por cima que, pura e simplesmente, eleva este bolo e o torna ainda mais irresistível. Quem disse que um crumble não se pode colocar em cima de um bolo? Têm várias demonstrações dessas neste blog e desafio os leitores do blog a experimentarem! Faz sentido e torna qualquer bolo ainda mais guloso...




quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Muffins de Laranja e Amêndoa com sementes de papoila




E assim vamos chegando ao fim do verão... e acreditem que me custa muito dizer adeus ao verão. Os dias estão a ficar mais pequenos, as manhãs e noites tornaram-se mais frescas e já começa a saber bem um casaquinho pelos ombros. Sou uma pessoa que precisa muito de luz, calor e sol, preferindo esta época do ano a todas as outras. Bem sei que cada estação tem os seus encantos, mas tenho uma especial predilecção por esta... 

Com a aproximação do outono, tenho mais vontade de ligar o forno e, gulosa confessa que sou, um bolinho levanta sempre a moral.  E é uma receita de bolinhos, a que vos trago hoje. Bolinhos de laranja. São tão aromáticos que se torna difícil resistir ao seu perfume e sabor. Eu não resisti... e na manhã do domingo passado, liguei o forno e fiz estes Muffins de laranja. O resultado não podia ter sido mais delicioso!

A adição da amêndoa, torna a massa dos muffins mais macia e as sementes de papoila fazem todo o sentido, pois acrescentam uma certa crocância e textura que combina na perfeição. O quadro fica completo com o perfumado glacé, que consegue tornar estes muffins ainda mais apetecíveis.



quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Kardemummabullar ( Rolinhos suecos de Cardamomo)




Quem já segue o blog há algum tempo, sabe da minha predilecção por massas tipo brioche. São várias as receitas que existem pelo blog: Rolinhos de Canela, Bolo de Brioche, Coroa de NutellaQueques de Brioche, Coroa de Cardamomo e Canela, Nós de Açafrão, Rolinhos de Queijo e Ervas, Rolinhos de Nutella, Babka de Chocolate... Como podem verificar, sim...gosto mesmo muito de confeccionar este tipo de massas lêvedas.

Estaladiços por fora e fofos por dentro, estes rolinhos de cardamomo são tão deliciosos e aromáticos que se tornam viciantes. Será impossível comer apenas um!

Estes Kardemummabullar têm tudo para agradar. Sem grandes complicações ou dores de cabeça, é perfeitamente possível confeccionar estes bolinhos sem ter que ir à loja do Ikea! Quem é amiga, quem é?



quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Bolo de Chocolate e Courgette




Quem diz que o chocolate não combina com courgette? Pois, neste bolo, asseguro-vos que faz todo o sentido. Para além de tornar o bolo mais saudável, dá-lhe uma textura mais húmida que torna o bolo ainda mais delicioso. O sabor? Não se sente o sabor da corgette, por isso, se os vossos filhos não forem fãs de legumes, é possível escondê-los num bolo de chocolate!

A dupla chocolate/cenoura ou chocolate/beterraba é bem conhecida, por isso desafio-vos a experimentarem este duo de chocolate/courgette. Não se vão arrepender!



quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Cheesecake de Caramelo salgado




Caramelo salgado. Haverá coisa mais gulosa e deliciosa? Sim... um cheesecake de caramelo salgado! Irresistível e indecentememte pecaminoso de tão saboroso que é, esta sobremesa é rápida e fácil de fazer e agrada a adultos e crianças.



quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Queques de Cenoura e Tâmaras com cobertura de mel e canela




As férias já lá vão e por isso há que aproveitar bem todos os fins de semana de sol e calor para repôr os niveis de energia para a semana de trabalho seguinte. Assim sendo, o tempo para cozinhar encolhe e quando o faço,  opto por receitas práticas e rápidas de fazer.

Estes queques, com baixo teor de açúcar e gordura, são rápidos de fazer e perfeitos para levar para a praia ou trabalho... enfim, perfeitos para qualquer altura. A combinação da cenoura e das tâmaras funciona e o resultado é um bolinho de textura fofa e sabor delicioso. A canela e a noz moscada dão um toque especial, tornando estes bolinhos ainda mais saborosos. 


sábado, 23 de julho de 2016

Cheesecake de Cerejas em molho balsâmico



Sou adepta de sobremesas com fruta e para mim, não há estação mais deliciosa que o verão. Pêssegos, nectarinas, ameixas, melão, melancia... e as cerejas. As cerejas são a minha perdição! E fazem sobremesas irresistíveis!

Tempo quente pede sobremesas frescas e leves, pelo que estes cheesecakes individuais são perfeitos para estes dias de verão, sempre que a gula ataca. 

Rápidos de fazer, descomplicados e gulosos, assim são estes mini cheesecakes. 


quinta-feira, 7 de julho de 2016

Black Forest Gâteau






O meu filho mais velho fez 10 anos... Uma década! 

Lembro-me tão bem do dia em que o R. nasceu... do turbilhão de sentimentos, das dúvidas que me assolaram, das incertezas e receios que tive. Medo de não saber ser uma boa mãe, de não saber cuidar de um bebé... Certezas tinha poucas e uma delas era saber que ia amar este filho de modo incondicional e para todo o sempre... e que daria o meu melhor! A verdade é que a minha vida mudou. Mudou para melhor... muito melhor. Obrigada, R. por tornares a minha vida mais sorridente e mais completa. 

Para celebrar esta data especial, fiz este bolo Black Forest (sem álcool, por causa dos meninos, claro!). Uma delícia que sugiro que experimentem, especialmente se forem fãs de chocolate como eu...

Aproveito para participar no Desafio Sweet World, lançado pela querida Susana do Blog Basta Cheio e pela Lia do Lemon & Vanilla, neste que é o dia Mundial do Chocolate! Nada mais apropriado!




sexta-feira, 17 de junho de 2016

Cheesecake saudável com morangos e amoras





Adoro cheesecakes! Talvez prefira os que vão ao forno... por serem ainda mais gulosos. No entanto, quando chega o tempo quente, chega também a vontade de comer sobremesas mais ligeiras e este cheesecake, que não vai ao forno, é deveras delicioso e leve. Rápido de fazer, um pouco diferente do tradicional e sem glúten!

Morangos, framboesas, mirtilos, amoras ou se preferirem pêssegos, manga ou outra fruta fresca da época que mais gostem. A cobertura é versátil e o resultado será sempre um cheesecake fresco e apetitoso. Alguém consegue resistir a uma tarte coberta de fruta fresca?

 A base dos cheesecakes é tradicionalmente feita com bolacha, mas nesta receita optei pelos frutos secos (amêndoa e avelã) e o resultado não podia ser melhor. Sem dúvida, uma receita a repetir.





Inspirado em http://www.forkknifeswoon.com/


Preparação:

(base)
1 e 1/2 chávenas de amêndoas peladas
1/2 chávenas de avelãs
50 g de margarina vegetal
2 c. de sopa de açúcar amarelo
2 c. de sopa de cacau magro em pó

(recheio)
300 g de queijo creme magro tipo Philadelphia
200 ml de natas magras para bater
1 c. de chá de extracto de baunilha Vahiné
mel a gosto (usei o Raw Honey da Samelas)
opcional - 4 folhas de gelatina (se gostar de um cheesecake mais firme apesar de eu não ter usado)

(cobertura)
amoras e morangos frescos q. b. (ou outra fruta que goste)


Preparação:

Forrar a base de uma tarteira circular de fundo amovível com papel vegetal.
Num robot de cozinha (ou outro utensílio de cozinha para o efeito), triturar a amêndoa e a avelã.
Juntar o açúcar e o cacau e misturar.
Incorporar a margarina derretida até a mistura ficar moldável.
Com a ajuda dos dedos, forrar a tarteira com esta mistura. Será a base do nosso cheesecake.
Levar ao frio e reservar.
Numa tigela, bater as natas frias até ficarem cremosas.
Misturar as natas batidas no queijo creme até obter um creme homogéneo.
Juntar o extracto de baunilha e adoçar com mel. Misturar tudo.
Retirar a tarteira do frio e rechear com a mistura de queijo-creme.
Levar ao frio (pode ser preparado de véspera) até a altura de servir.
Antes de servir, cobrir com os morangos e amoras.





 










quarta-feira, 1 de junho de 2016

Bolo integral de Maçã e Amêndoa





Quem diz que um bolo, feito apenas com farinha integral, não pode ser delicioso? Desengane-se quem nunca experimentou, ou por receio ou por desconhecimento, mas a farinha integral dá um toque ainda mais interessante aos bolos. 

Na verdade, existem muitas opções mais saudáveis que podemos experimentar quando confeccionamos um bolo. Contudo, tenho pena que muitas dessas opções, sem dúvida mais saudáveis, sejam na sua maioria bem mais caras. Xarope de Agave, farinha de trigo integral, óleo de coco, farinha de espelta, açúcar de coco... são ingredientes que por vezes não são fáceis de encontrar e os preços não costumam ser muito convidativos. Mas se a carteira permitir, vale a pena experimentar e conhecer alguns ingredientes mais saudáveis e menos calóricos e incluí-los nas nossas receitas.

Hoje começa um mês que adoro. Não fosse o mês em que começa o ansiado Verão. Sol, calor, praia, as festas populares, as sardinhadas, as sandálias, as noites quentes, mais praia ... tudo coisas que me fazem bem! Para comemorar este dia, e até porque hoje se comemora o Dia Mundial da Criança, trago uma receita de um bolo de maçã que os meus filhos adoraram!



segunda-feira, 23 de maio de 2016

Tarte de Framboesas e Mirtilos (Lattice Pie)




E eis que chega mais um aniversário. Desta vez, o meu. Oh god, estou a ficar cota!

Confesso que já gostei mais de fazer anos e apesar de, obviamente, ser bom sinal poder  festejá-los, lembra-me sobretudo que o tempo é volátil e que temos que saber aproveitá-lo bem. Pois é... e assim de repente, passou-se mais uma ano!

Trago hoje, não um bolo de aniversário (não, hoje não vou para a cozinha fazer bolos), mas uma deliciosa Tarte de framboesa que tem tudo para agradar. A massa estaladiça,  o recheio delicado de fruta, a bonita cobertura de massa entrelaçada. Atenção, não se deixem intimidar pela treliça. Há imensos tutoriais na net que descomplicam o que parece complicado! Acho estas tartes encantadoras! E vocês? 

Falta referir que esta tarte encontra-se em destaque na revista Segredos de Cozinha do mês de Maio. 



quinta-feira, 12 de maio de 2016

Muffins de Limão com crumble





É engraçado com o nosso estado de espírito influencia tudo o que fazemos. No meu caso, cozinhar de mau humor, produz resultados desastrosos!
Aconteceu com esta receita, na primeira vez que a testei. Correu tremendamente mal e acabou tudo no caixote do lixo e comigo a barafustar e a perguntar-me "o que é que eu fiz de errado?!".

Resolvi voltar a fazer esta receita, porque a ideia de fazer uns queques de limão com uma cobertura de crumble crocante, parecia-me muito bem e perfeita para um dia horrível de chuva. Em boa hora os fiz, pois ficaram deliciosos e desapareceram num instante! 

Porque é que a receita resultou desta vez? Acredito que o estado de espírito tenha influenciado o resultado, ainda que tenha feito uma ou outra alteração à receita original... Portanto, lição aprendida. Cozinhar de mau humor dá mau resultado.



segunda-feira, 25 de abril de 2016

Challah Bread




Gosto muito de pão. Seja ele doce ou não. Acho que é das melhores invenções do Homem. Bendita a alminha de quem se lembrou de cozinhar uma mistura de farinha e água . Um dos alimentos mais simples que temos e no entanto um bem essencial para qualquer cultura. E há pães que fazem sorrir. Este é um deles.

O pão encontra-se muitas vezes relacionado com rituais religioso e este não é excepção. Este é um pão de origem judaica, consumido no Sabbath (dia de descanso semanal). Pode ser entrançado com 3 a 6 pontas e visualmente é um pão muito bonito. Levemente adocicado e muitas vezes coberto com sementes, é perfeito para consumir a um pequeno-almoço ou lanche...

Não se deixem intimidar pela forma. A net está cheia de vídeos e imagens que mostram, passo-a-passo como entrançar este pão. Não é difícil e mesmo que se enganem nalgum passo, o pão fica bonito e delicioso na mesma! Experimentem!



quinta-feira, 14 de abril de 2016

Olive oil Pound Cake





Porque a simplicidade por vezes arranca mais sorrisos, porque às vezes sabe bem fazer algo descomplicado, mas saboroso... porque o singelo pode ser especial, deixo aqui uma receita de um bolo que, apesar da sua aparência tosca e humilde, foi um sucesso cá por casa. 

Aromático, leve e de sabor cítrico delicioso, este bolo combina na perfeição com uma bela chávena de chá fumegante... ideal para estes dias cinzentos de uma primavera muito envergonhada. Uma sugestão doce e perfumada para este fim de semana que se adivinha ser de chuva.



sábado, 26 de março de 2016

Pão Doce da Páscoa (Hot Cross Bun Loaf)




Estamos na época da Páscoa. Um pouco por todo o lado, encontramos folares, pães doces, amêndoas de chocolate, ovos de chocolate e outras coisas doces que fazem parte da tradição pascal. Sem dúvida que os meus pecados preferidos são as amêndoas cobertas de chocolate e os folares. E faço questão de os comer apenas nesta altura... São sabores que associo à Páscoa desde miúda.

Desde que me lembro que a Páscoa é sinónimo de família reunida e mesa farta. Um pouco como o Natal, mas sem a loucura dos presentes e com ainda mais chocolate. 

Para vos desejar um Domingo de Páscoa feliz, partilho convosco uma receita de um pão doce que fez as delícias dos meus pequenos... e as minhas também, não fosse eu uma adepta deste tipo de massas lêvedas.

Tenham todos uma Santa Páscoa!